Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura encerrou ‘Manaus Visão Hack Experience’ com soluções sobre mobilidade urbana

A maratona Manaus Visão Hack Experience, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), com realização do Instituto Visão Amazônica, chegou ao fim neste domingo, 24/10, após três dias de evento, no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico.

Na maratona, 40 competidores divididos em nove equipes, passaram sexta, sábado e domingo no Casarão da Inovação Cassina, empenhados em criar soluções inovadoras e sustentáveis para a área de mobilidade urbana da cidade para o Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU), e o encerramento foi marcado por muita emoção e agitação dos competidores, que apresentaram suas soluções à banca de jurados.

“Essa inclusão toda que o Hackathon tem e traz para a cidade de Manaus, a fim de instituir e consolidar o distrito de inovação, é muito importante. Tornar os serviços do governo mais digitais, esse é um dos focos da nossa gestão. O prefeito David Almeida constituiu uma comissão de monitoramento e soluções para cidades inteligentes, cidades 4.0. Esse aqui é um primeiro passo para esse avanço. E temos a noção de que essas soluções que serão pensadas aqui, o setor público poderá utilizar. É preciso acreditar também nisso e a população pode contar com a Prefeitura de Manaus, para seguir nessa evolução”, ressaltou o secretário da Semtepi, Radyr Junior.

Para o diretor financeiro do Instituto Visão Amazônica, Erandir Júnior, o evento de fato traz um diferencial na transformação da cidade de Manaus.

“O evento também trouxe um importante fator para a discussão da mobilidade urbana, que foi a inclusão. Nós tivemos dentre as equipes, uma que tinha um participante autista. Ele se inscreveu, foi selecionado, participou do evento e contribui para encontrarmos soluções mais inclusivas”, apontou.

Na ocasião, também estavam presentes o diretor-presidente do IMMU,  Henrique Martins, e o superintendente do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Sandro Diz, que juntamente com o secretário Radyr Júnior e o subsecretário de Assuntos Operacionais, Gustavo Igrejas, anunciaram a grande vencedora da noite, a equipe Aruanã. A Z-Index ficou com o segundo lugar, e a equipe EnergTech com o terceiro.

A integrante da equipe Aruanã, Brenda Rocha, ressaltou a importância da participação das mulheres na inovação, em especial em eventos tecnológicos.

“É a primeira vez que eu participo de um hackathon e esses foram dias intensos, de muito aprendizado e emoções. A minha equipe foi composta majoritariamente por mulheres, e eu gostaria de ressaltar essa importância e aproveitar a oportunidade para convidar as meninas para participarem dos próximos eventos”, enfatiza.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus contempla novas ruas do bairro Planalto com os serviços de pavimentação asfáltica

Redação Am

Prefeito David Almeida determina rapidez na recuperação de áreas atingidas por erosões

Redação Am

Parque Amazonino Mendes recebe serviços de acabamento, plantio de árvores e iluminação

Redação Am