Portal Uno Midias
Manaus

Programação especial celebrou 352 anos de Manaus no Largo de São Sebastião

Os manauaras que foram ao Teatro Amazonas e ao Largo de São Sebastião neste domingo (24/10) celebraram os 352 anos da capital do Amazonas com uma programação artística e educativa de forma gratuita. Os espetáculos “Manaus, Mana, Maninha”, do Balé Folclórico do Amazonas, e “Quero Voltar a Sorrir”, com grupos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; a inauguração da réplica da cúpula do Teatro e a distribuição da revista “Coquetel”, em alusão aos 125 anos do patrimônio histórico, foram os destaques.

A programação oferecida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, começou às 11h, com o espetáculo “Manaus, Mana, Maninha”, do Balé Folclórico. O grupo contou a trajetória de Manaus pela diversidade da capital amazonense, desde o povo hospitaleiro à beleza arquitetônica, com uma síntese de elementos folclóricos, musicais, religiosos e culinários.

“Fizemos uma linha do tempo com a Manaus antiga, de uma forma bem leve, bem sutil e juntamos características que temos nos nossos espetáculos. O Balé Folclórico está sempre inovando, e ‘Manaus, Mana, Maninha’ também teve muita novidade”, contou Conceição Souza, diretora do corpo artístico.

Às 17h teve a primeira sessão do espetáculo “Quero Voltar a Sorrir”, que, por meio dos personagens infantis Coaraci e Jaci (Sol e Lua em tupi-guarani), fez com que as famílias aprendessem curiosidades históricas sobre Manaus e o Amazonas, a vida ribeirinha e os diversos ritmos que fazem parte da região Norte, por meio de apresentações musicais, com bailarinos e coral.

O espetáculo teve duas sessões, a última às 19h, e foi protagonizado pelos grupos artísticos do Liceu: o Grupo Experimental de Teatro, Camerata de Violões, Orquestra Jovem Claudio Santoro, Orquestra de Repertório Popular, Balé Jovem Claudio Santoro e os Corais Adulto, Infantil e Infantojuvenil.

A autônoma Sueli Ferreira de Brito viu o espetáculo com a filha, Luani, de 6 anos, que estava no Teatro Amazonas pela primeira vez, e a sogra. “Eu adorei cada detalhe da apresentação e aprendi muita coisa sobre Manaus. A parte que mais gostei foi quando dançaram carimbó”, disse Sueli.

A cozinheira Kate Melo também compareceu com a filha, Rebeca, de 6 anos, para a primeira sessão do espetáculo. “Achei muito legal por ser algo cem por cento sobre a nossa cultura e sobre a nossa região, até passando pelos nossos ritmos. Não foi algo apenas lúdico, mas educativo. Foi uma bela forma de comemorar o aniversário da cidade. A única coisa que não gostei, foi que acabou”, comentou.

Réplica da Cúpula – Os visitantes e turistas do Largo de São Sebastião agora terão mais um atrativo no local com a réplica da cúpula do Teatro Amazonas. Projetada pelo artista plástico Jandr Reis, a estrutura inaugurada na noite de domingo faz parte das comemorações de aniversário de 125 anos do patrimônio histórico e dos 352 anos de Manaus. A inauguração contou com a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

“Neste dia muito significativo, por ser aniversário da nossa querida cidade de Manaus, o Governo do Amazonas entregou à população uma programação especial, começando pela reabertura do Parque Rio Negro, totalmente revitalizado, que já recebe o ‘Bora pro Parque’, com programação para família, e aqui tivemos espetáculos maravilhosos, além da entrega da réplica da cúpula, mais uma atração no cartão-postal que é o Largo para as pessoas visitarem”, declarou o secretário.

A inauguração da réplica contou a presença ilustre do ex-governador do Amazonas, Eduardo Ribeiro, e de barões amazonenses da Belle Époque, revividos por atores, que passearam pelo local. Os atores tiraram fotos com os turistas do Largo e também explicaram curiosidades sobre o Teatro Amazonas.

A turismóloga Eliane Gomes compareceu ao Largo e acompanhou a inauguração da réplica com o filho e a irmã, e elogiou a programação. “Eu adorei a programação hoje, e a réplica está muito bonita, é o tipo de coisa que temos que ter sempre porque passa conhecimento sobre a nossa história”, destacou.

Revista ‘Coquetel’ – Tanto durante as sessões do espetáculo “Quero Voltar a Sorrir”, como durante a inauguração da réplica da cúpula do Teatro Amazonas, o público recebeu exemplares gratuitos da revista “Coquetel”, edição comemorativa do aniversário do patrimônio cultural, com passatempos diversos.

“São brincadeiras para toda a família, como caça-palavras e cruzadinhas, que contam um pouco da história do Teatro Amazonas, como as atrações que já passaram pelo local, artistas que decoraram o patrimônio e muito mais. Conhecendo um pouco da história do Teatro, o público também conhece um pouco mais de Manaus”, explicou o secretário Marcos Apolo Muniz.

Naia Abtibol e a sobrinha Lara Souza, de 8 anos, começaram a resolver as brincadeiras da revista logo após receberem os exemplares. “Eu gostei muito das curiosidades encontradas, coisas que eu não sabia e estou gostando muito”, comentou Naia. “Eu já visitei o Teatro Amazonas, cresci conhecendo, mas não sabia que ia fazer 125 anos, achei que era mais antigo, acho que a revista vai ser muito interessante para mim”, disse a Lara.

A publicação será distribuída gratuitamente nos espetáculos infantis apresentados no Teatro Amazonas. 

FOTOS: Michael Dantas (“Quero voltar a sorrir”, revista “Coquetel” e inauguração da réplica) e Moacyr Massulo (“Manaus, mana, maninha”)

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Após roubar carro de motorista de app, assaltantes causam grave acidente em Manaus

João Alves

Segunda edição da Feira Internacional de Empreendedores começa em Manaus neste sábado (16/10)

Redação Am

Prefeitura de Manaus alcançou mais de 500 crianças com a 1ª consulta odontológica no Julho Laranja

Redação