Portal Uno Midias
Amazonas

Primeira capacitação do Garantia Safra 2021/2022 do Amazonas tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira capacitação dos municípios do Amazonas que irão operacionalizar o programa Garantia Safra 2021/2022. As inscrições para o Curso de Qualificação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável podem ser realizadas pela plataforma da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), por meio do link https://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=266. Os interessados devem realizar sua inscrição até sexta-feira (22/10).

O Garantia Safra é um programa do Governo Federal, coordenado no Amazonas pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). O objetivo da iniciativa é beneficiar agricultores familiares que sofreram perdas severas da safra em razão de fenômenos climáticos.

Sobre o curso – O curso terá uma carga horária de 12 horas, sendo totalmente on-line e gratuito, com certificação após a conclusão.

O treinamento virtual capacitará os técnicos das Unidades Locais (Unlocs) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável  do Amazonas (Idam), dos Conselhos Municipais de Assistência Social e Secretarias de Produção, dos municípios que estão passando pelo processo de implementação do programa para a safra 2021/2022.

No Amazonas, a implementação do programa está sendo iniciada pela bacia do Rio Juruá, contemplando os municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá.

O coordenador estadual do Garantia Safra no Amazonas, Heitor Liberato Júnior, afirma que essa turma é exclusiva para o estado do Amazonas e terá número de vagas ilimitado, de modo que nada impede a participação dos demais municípios do estado.

“Esse curso é importante, pois os órgãos vão conseguir conhecer como se operacionaliza o Garantia Safra dentro do município. Com isso, teremos um melhor desempenho no desenvolvimento do Programa no Amazonas”, ressalta Heitor.

Devido à dificuldade de acesso à internet no interior do estado, o curso ficará disponível na plataforma da Enagro, do dia 1º até o dia 16 de novembro.

Garantia Safra – O Garantia Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, um e meio (1,5) salário-mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, quando tiverem perdas de produção superiores a 50%.

O programa tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda severa de safra, ocasionada por estiagem ou cheia.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governador Wilson Lima lança campanha ‘Pra Sambar Tem que Vacinar’

Redação Am

Seminário de Análise do Festival Folclórico do Amazonas se encerra com propostas para 2024 e 2025

Redação Am

Doméstica e mãe de seis filhos é primeira beneficiada com Auxílio Estadual Enchente no Careiro

João Alves