Portal Uno Midias
Amazonas

Procon-AM lança campanha “Balinha Não é Troco”, com objetivo de conscientizar consumidores e comércios sobre Lei Nº 5099

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) lança nesta segunda-feira (18/10) a campanha “Balinha Não é Troco”, que tem o objetivo de conscientizar a população amazonense sobre a Lei Nº 5099, de 14/01/2020. Também conhecida como Lei do Troco, ela aponta a obrigatoriedade dos fornecedores de produtos e serviços no Amazonas em fornecer o troco em espécie.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, explica que a ideia para a campanha surgiu em uma rede social, após a sugestão do consumidor Rodrigo Silva da Cruz.

“Muita gente não sabe que a prática de oferecer balas, chicletes ou quaisquer outros produtos no lugar do troco é considerada ilegal. Caso o comércio ou fornecedor de serviços não tenha o valor em espécie, deve arredondar de forma a beneficiar o consumidor”, afirma.

Para Rodrigo, a expectativa é que a campanha informe e ajude a população a exigir o cumprimento da Lei. “Muitas vezes, o consumidor não tem o conhecimento de que é uma prática ilegal. Quem ganha com essa campanha é a população, e espero que os comerciantes possam seguir o que está determinado”, resumiu.

O material da campanha já começou a ser distribuído em comércios de Manaus. O descumprimento da Lei pode ser denunciado no Procon-AM, pelas redes sociais do órgão (Facebook /Procon Amazonas e instagram @procon_amazonas) ou pelos números 0800 092 1512, 3215-4009/4012.

FOTOS: João Pedro Sales/Procon-AM

RELACIONADOS

Wilson Lima se reúne com ministra do Turismo e apresenta dirigentes dos bumbás Caprichoso e Garantido

Redação Am

Versão eletrônica do Diário Oficial completa 2 anos “no ar” com benefícios ao Estado do Amazonas

Redação Am

Carreta Vacina Amazonas aplicou mais de 1,2 mil doses no primeiro dia de ação na zona norte de Manaus

Redação Am