Portal Uno Midias
Amazonas

Wilson Lima destaca que Amazonas lidera em competitividade na região Norte e Nordeste

O governador Wilson Lima destacou, nesta segunda-feira (04/10), que entre as 27 unidades da federação, o Amazonas ocupa o 11º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados aferido pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP). O relatório produzido pela instituição mostra, ainda, que entre os estados das regiões Norte e Nordeste, o Amazonas é o mais bem posicionado no ranking, ultrapassando o Ceará, que é o 12º colocado no país.

O levantamento é realizado desde 2011 e divulgado anualmente pelo CLP.  Wilson Lima destacou os números do relatório durante o lançamento de mais uma edição do Programa de Regularização Fiscal (Refis), com a concessão parcial de remissão e anistia de juros e multas de débitos de impostos e contribuições.

O lançamento do Refis 2021, seguido de entrevista coletiva na qual o governador ressaltou os dados do relatório do CLP, ocorreu na manhã de hoje na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo Amazonas (Fecomércio), com a presença de membros da entidade, dos deputados estaduais Adjuto Afonso e Serafim Corrêa e do vereador João Carlos.  

“Em sustentabilidade ambiental, nós subimos sete posições, passamos de 19º para 12º, e isso diz respeito à melhoria nos indicadores de emissões de CO2. Em eficiência da máquina pública, subimos três posições em relação ao ano de 2020, nós passamos do 8º lugar para o 5º lugar em potencial de mercado. Subimos três posições, passamos da 4ª para a 1ª colocação com melhora relativa no indicador de taxa de crescimento. Então, todos esses números são resultados do investimento que o Governo do Estado tem feito, das condições e do ambiente de negócios que nós criamos”, destacou.

Na Edição 2021, do Ranking de Competitividade dos Estados do CLP, Amazonas e Piauí mereceram destaque positivo, por terem sido os que mais ganharam posições em relação à edição de 2020. O estado ganhou três posições e o Piauí, saiu da 26ª para a 20ª colocação. 

O estudo leva em conta indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Indicadores do Ranking de Competitividade – Segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 86 indicadores, distribuídos nos dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros.

O relatório completo do Ranking pode ser encontrado no link https://www.rankingdecompetitividade.org.br.

Fotos: Herick Pereira/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

‘Requiem’, de Verdi, encerra programação artística do Festival Música na Estrada

Redação Am

Locais de prova do concurso da Secretaria de Segurança Pública do AM estão disponíveis para consulta

João Alves

Vídeos: sangue é encontrado em barco de preso por desaparecimento de indigenista e jornalista

João Alves