Portal Uno Midias
Manaus

Centro de Ensino de Jovens e Adultos comemora o centenário de Paulo Freire, em Manaus

O Centro de Ensino de Jovens e Adultos (Ceja) Paulo Freire, na zona sul de Manaus, realizou, na quinta-feira (16/09), uma gincana em homenagem ao centenário do educador e patrono da escola. Durante a tarde, os estudantes participaram de jogos de perguntas e respostas sobre a vida, a história e o legado de Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial e defensor de uma prática dialética em busca da formação integral do ser humano.

Caracterizado como o educador, o estudante João Cabral, de 51 anos, contou um pouco sobre a experiência de representar o homenageado. “É muito gratificante poder representar e reviver esta figura histórica e tão importante para a Educação. Ao conhecer a sua história, o professor inspira e nos motiva a continuar o seu legado, na defesa da educação pública, democrática e plural”, destacou.

Os alunos formaram equipes e apresentaram obras de Paulo Freire, bem como gritos de guerra envolvendo a temática. Além do quiz, eles realizaram uma segunda prova, que consistia em trazer de volta à sala de aula um colega desistente.

“Nosso maior objetivo é trazer esses alunos de volta à escola. Para isso, desenvolvemos esta busca ativa realizada pelos próprios estudantes, a fim de resgatar alunos que estavam afastados. Sem contar que trazê-los para o ambiente escolar num dia em que estamos celebrando o nosso patrono é, sem dúvida, um momento marcante, que agrega conhecimento e que os incentiva a permanecer na busca pela conclusão dos estudos”, explica a gestora Ji Suk Guedes.

O aluno “resgatado” Marcos Jordão destacou a importância de estimular a volta aos estudos. “Infelizmente, passamos por muitas situações familiares e financeiras que acabam por nos afastar da escola. Então, hoje, estou feliz por voltar e por participar de um evento tão bacana como este, que contribui para o nosso aprendizado de maneira diferenciada”, definiu Marcos Jordão.

Premiação – Ao fim da gincana, a equipe vencedora recebeu medalhas para cada integrante. Os participaram foram sorteados com cestas básicas.

Legado – Uma das maiores heranças deixadas por Paulo Freire (1921-1997) é o método inovador no ensino da alfabetização para adultos. Esse método foi levado para diversos países.

O livro “Pedagogia do Oprimido”, lançado por Freire em 1968, é uma das mais importantes obras de Educação do mundo e foi construído a partir da sua experiência como educador durante os anos passados no Chile.

Já a obra “Pedagogia da autonomia”, que traz saberes necessários à prática educativa, foi a última publicada em vida pelo educador. Ao longo do livro, o pedagogo resume as questões que o motivaram ao longo da vida e discute aspectos chave da Educação, como, por exemplo, o fato de que ensinar não é apenas transferir conhecimento.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Vídeos: incêndio atinge casas de madeira no bairro da Paz

João Alves

Vídeo: passageiros geram tumulto no T4 após atraso no transporte público

João Alves

Wilson Lima anuncia novo Sistema de Abastecimento de Água em Carauari para atender mais de 28 mil habitantes

Redação Am