Doze tracajás foram devolvidos à natureza após serem resgatados pelos policiais militares da base Arpão, durante patrulhamento fluvial nas comunidades do rio Copeá, próximo ao município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A soltura aconteceu no sábado (11/09) em uma comunidade.
A libertação dos tracajás, realizada pelos policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), representa a conservação da biodiversidade no local. De acordo com o delegado Torquato Mozer, os tracajás foram resgatados em um acampamento no meio da floresta, no momento em que seriam abatidos. “Os policiais impediram a morte dos quelônios, que provavelmente seriam comercializados nas feiras da cidade”, disse.
Apreensão – No acampamento, os agentes da Base Arpão também apreenderam 200 quilos de pirarucu, 80 quilos de carne de jacaré, além de 30 ovos de jacaré e 12 de tracajá. O material foi apreendido e encaminhado para o cartório da base para os procedimentos judiciais. Um inquérito policial foi instaurado para investigar os crimes ambientais cometidos nas proximidades das comunidades.
Após os procedimentos, o pescado e a carne de caça foram doados para moradores de comunidades próximas da base Arpão e, também, para entidades filantrópicas do município de Coari.
FOTOS: Divulgação/SSP-AM