Portal Uno Midias
Cidade

Planejamento para aniversário da cidade é pauta de Comissão Especial de Eventos

Prefeitura de Manaus realizou nesta quinta-feira, 2/9, a primeira reunião de alinhamento da Comissão Especial de Organização de Eventos Festivos no Município de Manaus, instituída por meio do Decreto nº 5.122/2021. Um dos assuntos discutidos no encontro foi o planejamento para a comemoração do aniversário da cidade, no dia 24 de outubro.

A reunião, que ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, Centro, foi presidida pelo subsecretário de Assuntos Legislativos da Casa Civil, Rafael Lins Bertazzo, que destacou a necessidade de acompanhar os grandes eventos de responsabilidade e organização da Prefeitura de Manaus, além da campanha de imunização.

“Por determinação do prefeito David Almeida e do secretário da Casa Civil, Tadeu de Souza, foi instituída por meio de decreto a comissão de eventos festivos na cidade de Manaus. Vale ressaltar que, por meio de decreto estadual, já houve a liberação de eventos, um deles vai abrigar por volta de 25% da capacidade da esplanada da Arena da Amazônia, e a prefeitura vai monitorar esse evento para usar como ‘case’ a ser aplicado no município de Manaus, principalmente porque nós já estamos em vias de acontecer o aniversário da cidade e existe a expectativa de realização desse evento”, explicou o coordenador da Comissão. 

O representante da Casa Civil referiu-se a um evento privado  aprovado pelo Governo do Amazonas que acontecerá nos próximos dias e servirá como teste para monitoramento do retorno aos grandes eventos, também por parte da prefeitura. O subsecretário salientou a importância do alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para que os eventos possam voltar a acontecer de maneira segura na cidade de Manaus.

“Nenhum evento vai ser realizado sem que a gente tenha a segurança necessária da ciência e da Semsa em relação à questão da vacinação, avanço e redução de casos da Covid-19”, destacou Bertazzo.

A Comissão é composta por secretarias e órgãos da gestão municipal, como: Casa Civil, Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Casa Militar, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult).

O diretor de cultura da Manauscult, Jonathas Ribeiro, explicou a importância da interação entre as secretarias, uma marca da gestão municipal, para que os melhores serviços possam ser oferecidos à população.

“O prefeito David Almeida tem criado na sua gestão a transversalidade, na qual as secretarias conversam entre si, isso é producente, principalmente neste momento em que atravessamos uma pandemia e em que na cidade ainda temos reflexos diretos disso. Termos as secretarias conversando, como a Semsa trazendo dados científicos, a Manauscult informando sobre a possibilidade de eventos, é muito produtivo”, enfatizou Ribeiro.

Também presente na reunião desta quinta-feira, 2, o vice-presidente da 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Lauschner (Alemão),  salientou a integração entre o Poder Executivo e o Legislativo e a importância para garantir a celeridade no atendimento à população.

“Essa nova gestão da Câmara tem sido muito atuante, e a gente tem buscado esse diálogo com as secretarias, até porque, em questão de leis, tudo vai passar para a Câmara, e, se nós estivermos prontos, já sabendo do que se trata, é muito mais fácil de ser aprovado o mais rápido possível”, frisou.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus prorroga até 31 de dezembro a suspensão do corte no fornecimento de água para usuários inadimplentes da Tarifa Social

Redação Am

Com reforço do prefeito, busca ativa coloca Manaus entre os menores índices de faltosos

Redação Am

Prefeitura de Manaus se antecipa para minimizar impactos dos alagamentos em Manaus

Redação Am