Portal Uno Midias
Amazonas

Educa+Amazonas: primeira caravana de formação atende mais de mil profissionais das redes públicas de ensino em Tefé

Mais de mil profissionais da educação das redes estadual e municipal, participaram da primeira “caravana de formação” do projeto “Trilhas do Saber”, em Tefé, durante os dois dias de atividades (18 e 19/08). A iniciativa do Governo do Amazonas integra o programa Educa+Amazonas, lançado em julho deste ano, com investimentos da ordem de R$400 milhões em 4 eixos prioritários. O município foi o primeiro a receber as equipes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Para o município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) foram levados mais de 60 cursos, minicursos, oficinas e palestras. Com isso, o “Trilhas do Saber” se torna a maior proposta de formação continuada do Estado em atividade.

O projeto “Trilhas do Saber” integra o programa Educa+Amazonas, que vai investir mais de R$ 400 milhões em iniciativas voltadas às redes públicas de educação do Amazonas. Ao todo, a iniciativa chegará a todos os 62 municípios do estado, levando formação aos profissionais da Educação das redes municipais e estadual.

“Nós estamos muito lisonjeados por ter o município de Tefé como o primeiro contemplado com as atividades de formação. Consideramos de extrema importância que os nossos professores possam debater questões pertinentes para a educação no Amazonas e para a realidade de cada município. A gente sabe o quanto a pandemia afetou os nossos níveis de conhecimento e estas formações nos dão o ímpeto necessário para retomá-los”, explicou a coordenadora regional de Educação de Tefé, Zélia Figueiredo.

Para a execução da atividade de formação, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto mobilizou cerca de 50 profissionais, entre formadores e técnicos, com o intuito de alcançar o maior número de participantes.

“O projeto surge em meio a grandes mudanças e este é um momento muito importante para a nossa Educação. Estamos empenhados em alcançar todos os municípios, pois entendemos que a barreira geográfica precisa ser superada. Para isso, mobilizamos o maior número de formadores e técnicos e contamos, ainda, com a parceria com o Cetam, que aceitou o desafio de realizar a formação continuada no interior do estado”, destacou a professora do Centro de Formação Profissional José Anchieta (Cepan), Adriana Rosa.

As palestras e oficinas “Construindo uma educação que faz sentido: competências da gestão escolar”, “A educação necessária no mundo de hoje” e “As tecnologias digitais e os estudantes do século 21: possibilidades e desafios para os docentes” são algumas das atividades que norteiam o “Trilhas do Saber”.

A educadora Delvaneide Chagas, que atua na Escola Estadual Getúlio Vargas, contou como foi participar da “caravana de formação”, com a oficina “A BNCC no chão da escola”.

“É fundamental que todos os professores tenham acesso à informação para esta nova realidade. Estar a par de questões fundamentais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi um ponto que nos orientou bastante sobre esse futuro que fará parte das nossas atividades, a partir de agora. E nós, que estamos no interior, temos muitas dificuldades de conexão com a Internet, então, a formação continuada é essencial para que a gente aplique no chão da escola, junto com os alunos, as nossas práticas pedagógicas”, finalizou a docente.

FOTOS: Drance Jesus e Eduardo Cavalcante / Seduc-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Levantamento de vendas de agrotóxicos deverá ser repassado por estabelecimentos à Adaf em formato digital

Redação Am

Delegação amazonense conquista cinco medalhas no Campeonato Brasileiro de Orientação

Redação Am

Em sessão especial, Tribunal de Contas do Estado aprova contas do governador Wilson Lima de 2019 e 2020

Redação Am