Portal Uno Midias
Manaus

Alunos e professores da rede estadual fazem mobilização para combater o abandono escolar em Manaus

Nesta quinta-feira (19/08), alunos e professores que integram a rede estadual de ensino em Manaus se mobilizaram em todas as zonas da cidade para realizar ações de combate ao abandono escolar. A atividade faz parte do programa Busca Ativa do Escolar, um dos projetos pedagógicos lançados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), para o retorno seguro e responsável dos estudantes da rede estadual à escola.

Participam da ação as 236 unidades de ensino da capital. O objetivo da mobilização é identificar alunos em situação de possível abandono escolar e sensibilizar para o retorno às atividades escolares, que a partir da próxima segunda-feira (23/08), acontecerá de forma 100% presencial nas escolas do estado.

Passeata – No bairro Zumbi, zona leste de Manaus, as escolas estaduais Roderick de Castelo Branco e Maria Bernadete Trindade da Rocha se uniram para realizar uma passeata pelas ruas da comunidade, onde estudantes e docentes das duas instituições distribuíram panfletos e orientaram a população sobre a importância de se manter na sala de aula para completar os estudos.

“Na verdade, esse termo ‘evasão escolar’ é um termo muito polêmico e que requer muita atenção de nós gestores, porque muitas das vezes o aluno precisa dessa motivação para ele retornar, para que ele possa entender que na educação ele consegue alçar novos objetivos, então a busca ativa é necessária, é um programa que é necessário pra gente saber onde esse aluno se encontra, aonde ele está”, explicou Reumally Oliveira, gestor da E.E Maria Bernadete Trindade da Rocha.

De acordo com o professor Alcimar de Mendonça, responsável por lecionar a disciplina de História na E.E Roderick de Castelo Branco, revelou que a pandemia foi um fator fundamental para um aumento, perceptível pelos professores, na desistência dos estudos e destacou o papel dos docentes no combate ao problema.

“Realmente a evasão foi muito alta, mas aqui, no caso da nossa escola em particular, a gente tem feito assim um grande trabalho na busca ativa onde os professores ligam para os alunos, alguns casos de professores que financiam até a vinda do aluno para a escola, chama a família para a escola, então são várias as vias que a escola se utiliza para chamar os alunos”, explicou o professor.

Sonho – Aluna do 1º e 2º ano do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola Roderick de Castelo Branco, a estudante Maria Francisca conta que pensou em desistir várias vezes de retornar para a sala de aula e que se manteve motivada em busca da realização de seu maior sonho: cursar uma faculdade.

“Pensei (em desistir) pelo fato de ser longe e ter dificuldades pra mim na escola também. Pensei, sim, em desistir várias vezes, só que eu cheguei à conclusão que não posso parar, entende? Eu tenho que terminar, por mais que seja longe e eu tenha dificuldades, eu tenho que continuar. Eu tenho vários sonhos, só que um deles é terminar e fazer uma faculdade. Penso em fazer enfermagem”, diz a estudante.


Programa – Criado em 2020, o Programa Busca Ativa Escolar (PBAE) faz parte de um conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas para assegurar a permanência dos alunos nas escolas da rede pública estadual.

FOTOS: Herick Pereira/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Crédito Rosa comemora um ano com grande feira de empreendedorismo em Manaus

Redação Am

APRESENTAÇÃO

Redação

Programação cultural promovida pelo Governo do Estado celebra os 352 anos de Manaus

Redação Am