Portal Uno Midias
Manaus

Projeto em Manaus inclui retirar carretas de avenidas com grande circulação

MANAUS – A construção de vias que possibilitem a ligação direta entre o Centro de Manaus ao Distrito Industrial e deste com as rodovias estaduais, federais e o aeroporto Eduardo Gomes pretende retirar carretas das avenidas de grande circulação de veículos na capital amazonense. O pacote de obras de infraestrutura é estimado em R$ 1 bilhão, anunciou o governador Wilson Lima na manhã desta quinta-feira (15).

“Quem passa por aqui (Anel Sul, interligação de vias na zona norte da cidade) pela parte da manhã logo cedo vê o sufoco que é trafegar por aqui. Então, a gente vai deslocar todo aquele trânsito que tem ali na Avenida Torquato Tapajós por esse (novo) caminho”, disse Lima.

O Anel Sul interliga a Avenida Torquato Tapajós à Estrada do Tarumã e à Avenida Arquiteto José Henriques, que permite chegar ao aeroporto de Manaus. O objetivo é que a intervenção facilite o deslocamento entre a zona oeste e a zona norte da capital desafogando o trânsito e reduzindo a circulação de veículos pesados nas áreas centrais da cidade.

Um novo viaduto viaduto terá quatro alças externas e quatro internas formando um trevo de oito alças, possibilitando mais alternativas para os motoristas se dirigirem em qualquer direção sem a necessidade de semáforos.

O Anel Leste será interligado ao Sul. O sistema de mobilidade urbana começará no trevo da Avenida dos Oitis e terminará na Avenida Margarita, no trecho próximo à Reserva Florestal Adolfo Ducke. O viaduto do Anel Leste corresponde a um trevo completo com passagem subterrânea, quatro alças internas e quatro externas permitindo a circulação de veículos em todos os sentidos das vias. 

De acordo com Wilson Lima, a primeira etapa do Anel Leste será entregue este ano e o Anel Sul será duplicado. Ainda na capital, estão previstas as recuperações dos ramais Cláudio Mesquita, Sol Nascente, Frederico Veiga e Novo Paraíso, todos na BR-174.

No momento, estão em andamento sistemas viários em 26 municípios. Os trabalhos em rodovias incluem manutenção, conservação e recuperação em nove municípios. Em Manaus os trabalhos devem ocorrer nos trechos da AM-010 que interligam aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Os recursos também serão usados para conclusão de escolas, sendo 16 obras em 12 municípios; para 18 obras em dois municípios na área da Saúde, o que inclui o Hospital do Sangue em Manaus; cinco obras de iluminação pública em cinco municípios; e cinco obras de saneamento básico em sete municípios, incluindo uma estação de tratamento no Prosamin III na capital. “Nós estamos assumindo o abastecimento de água em qualquer município que não tenha a capacidade de fazer isso”, disse Lima.

*Com informações de Amazonas atual

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito fiscaliza serviços de concretagem na etapa cênica do parque Amazonino Mendes

Redação

Seap flagra visitante tentando entrar com tabaco no Compaj

Redação Am

Detentos do Ipat recebem certificado de conclusão do Curso de Barbeiro

Redação Am