Portal Uno Midias
Saude

Julho Amarelo: SES-AM realiza live em alusão ao mês de conscientização das hepatites virais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quarta-feira (14/07), às 15h, uma live no Instagram (@saudeam), em alusão ao Julho Amarelo, que visa conscientizar a população sobre os riscos das hepatites virais, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B, além de buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento.

A gastroenterologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Arlene Pinto, estará presente durante a transmissão e irá tirar dúvidas sobre formas de tratamento, identificação, sintomas e tratamento das hepatites virais.

A médica reforça o convite para a população participar da live e ter mais informações. “Essas doenças têm grande importância aqui no Amazonas, por isso, eu espero de vocês as perguntas, as dúvidas e poder contribuir um pouco falando sobre a conscientização”, disse.

Para fazer perguntas, é só enviar os questionamentos sobre o tema nos comentários da publicação durante a transmissão.

Julho Amarelo – Instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, a campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

FOTO: Divulgação/SES-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

FVS atualiza cenário epidemiológico da Covid-19 no Amazonas neste sábado (29/05)

Redação Am

Brasil pode ter cerca de 700 mil novos casos de HPV por ano

Brasil 61

UGPE encerra campanha Março Lilás com serviços de saúde para mulheres dos residenciais do Prosamin+

Redação Am