Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas leva rede de proteção a idosos para comunidade na zona rural e realiza 780 atendimentos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou na quinta-feira (17/06), na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Tarumã-Mirim, zona rural de Manaus, 780 atendimentos dos serviços que integram a rede de proteção a idosos no estado. A ação fez parte da programação do Junho Violeta, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

Servidores da secretaria, em parceria com outros órgãos das esferas municipal e estadual, assim como da iniciativa privada, executaram serviços da rede de proteção na comunidade. De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a ação mostra o comprometimento do governador Wilson Lima com a efetivação da política dos direitos da pessoa idosa.

“Eles [idosos] estão assistidos e contam com uma grande rede. Conseguimos, com o evento, divulgar os canais de denúncia, além de disponibilizar, por meio de parcerias, o acesso a serviços de assistência social, de saúde e de orientações jurídicas”, disse a gestora.

A gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc, Ana Cristina Silva, destacou que a campanha Junho Violeta é de extrema importância, pois a grande maioria das violações contra os idosos ocorre no ambiente familiar. Por isso, segundo ela, é fundamental que a população conheça a rede de proteção para que assim possa ajudar quem precisa.

“A ação realizada pelo Governo do Estado teve a finalidade de viabilizar o acesso aos serviços de saúde, assistência, cidadania, e também de conscientizar sobre o deve da família, da sociedade e do poder público na proteção desses idosos”, afirmou Ana.

Atividades – Na comunidade foi realizada distribuição de folder da rede de proteção, de kits de higiene bucal e de limpeza; orientações psicossociais do Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi); cadastro no CadÚnico por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); cadastro para microcrédito da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam); orientações e certificações pela Defensoria Pública do Amazonas.

A comunidade também recebeu vacinação contra Influenza (gripe), aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos, atendimento odontológico, consultas médicas e orientações da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); cortes de cabelo com o Instituto Embelleze; e emissão de documentação básica pelas equipes de Cidadania da Sejusc; além de ações da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI).

A programação do Junho Violeta da Sejusc iniciou no dia 2 de junho e segue até o dia 28 deste mês, com uma ação, semelhante à realizada na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, das 8h30 ao meio-dia no Cipdi, na rua do Comércio, s/nº, Parque Dez, anexo à DECCI.

FOTOS: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Primeiro dia do Copa na Arena arrecada 100 brinquedos e 1,5 tonelada de alimentos

Redação

Governo do Amazonas inicia obra de pavimentação do sistema viário de Itacoatiara

Redação Am

Governo do Amazonas, por meio da Setemp, lança edital com 130 vagas para cursos de qualificação

Redação Am