Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura vacina trabalhadores da limpeza pública e da assistência social da linha de frente da Covid-19 nesta quinta-feira, 10/6

Prefeitura de Manaus amplia, a partir desta quinta-feira, 10/6, o alcance da campanha de imunização contra a Covid-19, com a vacinação de trabalhadores de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, também conhecidos como garis, e de trabalhadores da Assistência Social que atuam na linha de frente do atendimento social da Covid-19 e na emergência das enchentes e transbordamentos dos rios. Para os dois grupos, a vacinação será feita com base em listas oficiais encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O atendimento ao pessoal da limpeza será na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), na avenida Brasil, Compensa, e os da linha de frente da Assistência Social, inicialmente na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), na avenida Ayrão, esquina com avenida Ferreira Pena, s/nº, Centro. O horário de atendimento será das 9h às 16h.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, explicou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, que começou em janeiro deste ano atendendo a grupos, por etapas, ganhou velocidade com a chegada de mais remessas. “Com a entrada desses dois públicos, passamos a atender, simultaneamente, 19, dos 20 grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Imunização, definidos pelo Ministério da Saúde. Além deles, por orientação do prefeito David Almeida, já começamos a avançar na imunização da população de 18 a 59 anos da população geral e incluímos os pais de filhos menores de 18 anos com deficiência permanente, que estão sendo vacinados. Tudo isso em pouco mais de quatro meses, resultado do empenho e dedicação de nossas equipes”, destacou. 

No caso da limpeza pública, o público estimado a ser vacinado é de três mil trabalhadores, e da Assistência Social, 2.092, como consta na Nota Informativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), referente à 22ª pauta de distribuição de vacinas para os municípios.

Outros grupos

Durante esta quarta-feira, 9/6, as equipes da Semsa seguiram vacinando os portuários e aquaviários que comprovaram estar na ativa, segundo a enfermeira Isabel Hernandes, chefe da Divisão de Imunização da Semsa. “Nossa meta é concluir o grupo até a próxima sexta-feira, 11”, contou.

A Semsa também prosseguiu a vacinação dos trabalhadores do transporte aéreo, com atendimento no Aeroclube de Manaus, na avenida Professor Nilton Lins, em Flores, zona Centro-Sul, além das pessoas em situação de rua, na Organização da Sociedade Civil (OSC) Nova e Eterna Aliança, instituição sem fins lucrativos, que atende esse público no Centro da cidade.

Até agora, já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 2.024 portuários, 159 aquaviários e 2.206 trabalhadores do transporte aéreo. Das 700 pessoas em situação de rua estimadas no plano do MS, 130 já começaram o esquema vacinal.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura e Governo alinham cronograma para celebrar convênio para obra de projeto de Niemeyer

Redação Am

Governo realiza mais de 1,2 milhão de atendimentos nos Centros de Convivência da Família em 2023

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza a abertura do projeto ‘Mães Especiais’

Redação Am