As maiores entidades representativas da pesca artesanal do Amazonas oficializaram, nesta semana, apoio às pré-candidaturas de Roberto Cidade ao Governo do Estado e Wilson Lima ao Senado Federal, consolidando uma das mais importantes alianças do setor pesqueiro no atual cenário político.
A manifestação reúne a Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Estado do Amazonas (FESINPEAM), presidida por Raimundo Braga, e a Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas (FETAPE-AM), presidida por João Vieira.
Juntas, as duas federações representam praticamente toda a pesca artesanal organizada do Amazonas, reunindo cerca de 95 mil pescadores e pescadoras distribuídos pelos 62 municípios do estado e consolidando o apoio da ampla maioria das lideranças do setor ao projeto político liderado por Roberto Cidade e Wilson Lima.
A construção desse apoio foi articulada pelo secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Alessandro Cohen, e por Joabe Gabriel, que, graças ao bom trânsito e ao diálogo permanente com as lideranças do segmento, conseguiram construir uma ampla unidade em torno do projeto.
A adesão das entidades também reflete o reconhecimento às políticas públicas implementadas pelo Governo do Amazonas em favor da pesca e da aquicultura. Entre os principais avanços está a criação da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPA), uma conquista histórica aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas, que garantiu ao setor uma estrutura própria dentro do Governo do Estado.
Além disso, programas como o Atualiza Pescador, a entrega de implementos de pesca, motores, canoas, equipamentos de proteção individual, apoio à piscicultura, incentivos ao acesso ao crédito, fortalecimento das entidades representativas e diversas ações de fomento à produção contribuíram para melhorar as condições de trabalho e ampliar as oportunidades para milhares de pescadores e pescadoras em todas as regiões do Amazonas.
Para as lideranças da pesca artesanal, o apoio representa o reconhecimento de um governo que transformou demandas históricas da categoria em políticas públicas concretas, valorizando um setor fundamental para a economia, a segurança alimentar e a geração de renda no estado.
Com a união das duas maiores federações da pesca artesanal, Roberto Cidade e Wilson Lima ampliam significativamente sua base de apoio junto ao setor, fortalecendo um projeto político que tem compromisso com a continuidade dos investimentos e o desenvolvimento da pesca e da aquicultura no Amazonas.
















