Portal Uno Midias
Cotidiano

TCE-AM e UNICEF avançam para formalizar cooperação em defesa da infância no Amazonas

Após a adesão do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) à iniciativa do Selo UNICEF, firmada em 2025, a parceria entre as instituições deu mais um passo nesta segunda-feira (2). A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, recebeu a comissão do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para tratar da assinatura de um Memorando de Entendimento que deve formalizar a cooperação técnica.

Para a conselheira-presidente, o avanço na formalização representa mais um passo na indução de políticas públicas mais eficazes.

“O Tribunal de Contas tem o compromisso de induzir políticas públicas que tragam resultados concretos. Ao avançar nessa parceria com o Unicef, ampliamos o apoio técnico aos municípios e reforçamos nosso compromisso com o futuro das crianças e adolescentes do Amazonas.”

O encontro foi mediado pelo deputado estadual Wilker Barreto, membro titular da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), e reuniu a equipe técnica do Unicef formada por Rayanne França, chefe do escritório em Manaus, Neideana Ribeiro, especialista em saúde e nutrição, e Mauro Cristo, especialista em adolescente e educação/1MiO.

A proposta é estruturar, de forma permanente, ações voltadas à melhoria contínua de indicadores de educação, saúde, água, saneamento e higiene, com foco na garantia de direitos de crianças e adolescentes, especialmente no interior do Estado.

“Desde o ano passado a gente tem uma parceria muito forte com o Tribunal de Contas aqui do estado do Amazonas e que, graças ao TCE-AM, a gente conseguiu esse reforço na adesão dos municípios ao Selo Unicef”, afirmou Rayane França.

Em 2025, a mobilização institucional liderada pelo TCE-AM resultou na adesão de 61 municípios amazonenses ao Selo. A partir desse cenário, a assinatura do Memorando de Entendimento deve consolidar a cooperação técnica e permitir acompanhamento mais estruturado das metas.

O Memorando de Entendimento é um instrumento formal que estabelece diretrizes de cooperação entre as instituições, definindo responsabilidades, metas e estratégias conjuntas para execução das ações.

Já o Selo Unicef é uma iniciativa que reconhece municípios que avançam na melhoria de indicadores sociais ligados à infância e adolescência, especialmente nas áreas de educação, saúde e proteção social.

Aprimoramento e capacitação

Durante a reunião, também ficou acertada a realização de uma capacitação em abril, por meio do TCE-AM, em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP), braço pedagógico da Corte. A formação será voltada aos pontos focais dos municípios, especialmente articuladores e mobilizadores da educação.

A capacitação também abordará a agenda transversal da infância, incentivando que os municípios incluam, de forma intencional e segmentada por faixa etária, ações específicas no Plano Plurianual (PPA).

Com a adesão já consolidada e a formalização em andamento, o próximo passo será transformar diretrizes em execução prática, com formação técnica, monitoramento e acompanhamento contínuo nos municípios.

Texto: Adríssia Pinheiro
Foto: Filipe Jazz
DICOM TCE-AM

The post TCE-AM e UNICEF avançam para formalizar cooperação em defesa da infância no Amazonas appeared first on amazonaspix.com.br.

The post TCE-AM e UNICEF avançam para formalizar cooperação em defesa da infância no Amazonas appeared first on amazonaspix.com.br.

RELACIONADOS

Oi, Vivo e TIM são multadas por propaganda enganosa sobre 5G

Presidente celebra menor índice de desmatamento em Unidades de Conservação na Amazônia desde 2008

Redação

Brasil avança para quartas no Mundial de handebol feminino

Redação