Portal Uno Midias
Cotidiano

Semana de Estudo e Leitura 2025 é iniciada hoje em São Paulo


Logo Agência Brasil

A Semana de Estudo e Leitura 2025 será iniciada nesta segunda-feira (5) no Theatro Municipal de São Paulo. A programação vai até o dia 9 e será desenvolvida em vários pontos da cidade, com contação de histórias, exposições, saraus, roda de leituras e outras propostas literárias.

Os destaques da programação são o escritor Sérgio Vaz com o recital Poesias Contra a Violência e Tati Santos de Oliveira com A menina feita de nuvens.

Notícias relacionadas:

Nesta edição, o tema central será Todas as Vozes, Todas as Histórias. Segundo o vereador Eliseu Gabriel, a proposta é que a iniciativa envolva todos os públicos.

“A ideia é justamente difundir a lei da Semana de Leitura para que ela possa ser aplicada cada vez mais para um número maior de pessoas. Integrar a comunidade nesta ação é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar desafios que o futuro nos reserva”, disse.

Importância da leitura

O recital de Sérgio Vaz percorre escolas públicas e valoriza o papel dessas instituições na formação cidadã, reforçando a importância de aproximar jovens e adultos do universo literário. “Temos que praticar a leitura e transformá-la em um esporte popular. Os livros são muito caros e as bibliotecas são pouco criativas. É preciso transformá-las em espaços atraentes”, observa.

A escritora Tati Oliveira estreia seu primeiro livro autoral – A menina feita de nuvens. A narrativa aborda com delicadeza o vitiligo, condição que causa a perda de pigmentação da pele.

É destacada a importância de se tratar de um tema, que, na visão da autora, é pouco explorado. “É muito importante que as escolas acolham essas crianças, com tantas diversidades que temos no mundo. Esse livro foi feito com amor de mãe para proteger a filha do preconceito. Considero que é muito importante estar neste dia para conscientizar as pessoas sobre esse tema” finaliza.

A programação completa da 14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura pode ser conferida no site oficial do evento.

* Matheus Crobelatti Vargas Salvi – estagiário sob a supervisão de Eduardo Correia

RELACIONADOS

TRÂNSITO – Alça de passagem subterrânea será interditada na madrugada de domingo até primeiras horas de segunda

Educação Municipal de Manaus alcança maior nota no Ideb 2023 

Cientistas encontram mais fortes sinais de vida em planeta alienígena

Redação