Portal Uno Midias
Cotidiano

Deputados estaduais apresentam matérias legislativas voltadas à proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Nesta quarta-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e corroborado pelo Brasil no ano seguinte, com a Lei nº 13.652/2018. A data é um estímulo à compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os direitos das pessoas autistas, reduzindo a discriminação e o preconceito.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os parlamentares propõem matérias legislativas voltadas ao tema, a fim de melhorar a vida das pessoas com TEA. O presidente do Legislativo estadual, deputado Roberto Cidade (UB), é um dos parlamentares que abraça a causa do autismo e traduz o apoio com a proposição de matéria, como a Lei nº 6.001/22, que determina que os laboratórios particulares e/ou conveniados sejam obrigados a realizar a coleta de materiais para exames laboratoriais de idosos ou pessoas com deficiência nas residências ou nas unidades de saúde mais próximas.

Outra proposta de autoria do presidente é a Lei nº 6.259/2023, que estabelece que os estabelecimentos, públicos e privados, além de qualquer repartição pública, estão obrigados a inserir, nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial da conscientização sobre o TEA, bem como nas placas indicativas de vagas preferenciais reservadas às Pessoas com Deficiência (PcDs).

“Ao chegarmos à presidência da Casa, destinamos vagas de estacionamento preferenciais às pessoas com TEA. Temos no Poder Legislativo servidores com o Espectro Autista e é importante que possamos dar o exemplo. É uma atenção que parece pequena, mas não é. Ela reflete significativamente no dia a dia da pessoa com TEA”, disse.

Também de autoria do presidente do Poder Legislativo, a Lei Ordinária nº 7.032/ 2024, dispõe sobre a substituição de sirenes nas escolas das redes pública e privada do Estado que tenham matriculados alunos com TEA. Conforme a proposta, as escolas públicas e privadas ficam obrigadas a utilizar sinais sonoro ou musical que não apresentem risco de pânico ou desconforto, garantindo um ambiente mais agradável aos alunos com autismo.

O deputado Mário César Filho (UB) tem quatro PLs de sua autoria que se tornaram legislação estadual. A Lei nº 6.847/2023 garante o direito de dois acompanhantes às pessoas com TEA nos atendimentos de saúde; a Lei nº 6.887/2024, que cria a Carteira de Identificação Eletrônica da Pessoa com Autismo (CIPTEA Digital), facilitando o acesso a direitos e serviços; Lei nº 6.988/2024, que proíbe que crianças com TEA sofram punições em condomínios por comportamentos ligados ao transtorno e a Lei nº 7.085/2024, que determina que o tema autismo seja abordado de forma obrigatória nas escolas públicas do Amazonas, promovendo mais empatia e conscientização desde a infância.

“Nenhuma pessoa com autismo deve ser tratada com violência, intolerância ou exclusão. Nosso mandato estará sempre ao lado das famílias para cobrar punições, exigir justiça e garantir respeito. Essa luta é por dignidade e igualdade”, afirma o deputado Mário César Filho.

Projetos de Lei

Entre os Projetos de Lei em tramitação, está o PL nº 433/22 do deputado Roberto Cidade, que estabelece diretrizes para a instituição do Programa Estadual de acompanhamento pré-natal e pós-parto no caso de gestante com TEA.

O PL nº 242/2025 de autoria da deputada Mayra Dias (Avante), altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 6.458/ 2023, que consolida a legislação relativa à pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), garantindo a matrícula na escola da rede pública estadual mais próxima à sua residência ou ao endereço profissional dos responsáveis.

“A proximidade da unidade escolar à residência ou ao local de trabalho dos responsáveis possibilita um acompanhamento mais eficaz do desenvolvimento educacional da criança ou adolescente, reduzindo impactos negativos associados ao deslocamento prolongado e promovendo um ambiente mais seguro e adequado às suas necessidades específicas”, afirmou a parlamentar.

A deputada Joana Darc (UB) foi autora do PL nº 741/2024, que altera, na forma que especifica, a Lei nº 6.458, de 22 de setembro de 2023, que consolida a legislação relativa à pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e institui a Cartilha Azul de direitos legais das pessoas com TEA. O objetivo do PL é propor uma cartilha informativa para todos os pais e responsáveis de alunos com TEA, devidamente matriculados na rede estadual de ensino do Estado.

De autoria do deputado Cabo Maciel, o PL nº 605/2024, pretende criar uma política estadual de capacitação de professores de apoio para estudantes com TEA na rede pública. Cabo Maciel também é autor de propostas que garantem a validade indeterminada do laudo médico, a adoção do método ABA nas escolas e a criação de datas e prioridades voltadas às mães e cuidadores de pessoas com TEA.

Outra iniciativa importante foi o Projeto de Lei nº 144/2022, que prevê penalidades para qualquer forma de discriminação contra pessoas com autismo, seja no serviço público ou privado.

Centro Sensorial

A implantação de um Centro Sensorial voltado às pessoas autistas será um marco na inclusão na estrutura da Assembleia. A iniciativa do presidente Roberto Cidade traduz um avanço institucional com foco na inclusão social e no acolhimento especializado às crianças com TEA.

Segundo o parlamentar, o Centro Sensorial está em processo de conclusão e instalação e, quando estiver em funcionamento, será fundamental para ampliar as políticas públicas voltadas à infância e à neurodiversidade no Estado.

“Estamos avançando com o nosso Centro Sensorial do Autista, que vai atender nossas crianças com dignidade e estrutura. Esta é uma política que promove não apenas o cuidado, mas o respeito às diferenças e à cidadania plena”, destacou Roberto Cidade.

The post Deputados estaduais apresentam matérias legislativas voltadas à proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Deputados estaduais apresentam matérias legislativas voltadas à proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista appeared first on amazonaspix.com.br.

RELACIONADOS

Ageman colaboração atuação reguladora em audiência pública sobre tarifa de esgoto na Câmara Municipal de Manaus

Redação

Brasil: quase 16 mil morreram em acidentes de trabalho em sete anos

Focus: mercado reduz expectativa de inflação em 2025 para 5,51%

Redação