Portal Uno Midias
Cotidiano

‘Março Amarelo’ e a conscientização sobre endometriose na Assembleia Legislativa do Amazonas

Uma das campanhas voltadas à saúde das mulheres é o “Março Amarelo”, celebrado anualmente com intuito de conscientizar a população sobre a importância de realizar exames preventivos, que ajudem a identificar a endometriose, possibilitando desenvolver um tratamento precoce, identificando a doença ainda no início, e melhorando a qualidade de vida da mulher.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados propuseram matérias relacionadas ao tema, como o PL nº 57/2023, de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB) com o então deputado Tony Medeiros. A proposição originou a Lei nº 6.824/ 2024, que criou o Programa Estadual de Tratamento da Endometriose, que por meio do sistema público de saúde, deverá realizar avaliações médicas periódicas, exames clínicos e laboratoriais, assim como campanhas anuais de orientação, detecção precoce e tratamento da endometriose, em todos os municípios do Amazonas. 

Também deverá propor o treinamento e/ou atualização dos profissionais da área da saúde, quanto ao Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PDCT) da Endometriose e das boas práticas na relação profissional-paciente de Endometriose

“A criação do Programa Estadual de Tratamento da Endometriose fará com que mais pacientes tenham conhecimento da doença que as acomete, além de possibilitar que o sistema de saúde público estadual possa detectar a doença com a maior precocidade possível e oferecer o devido tratamento a todas”, esclareceu Roberto Cidade.

Símbolo de combate

Como símbolo de combate à endometriose, o deputado Rozenha (PMB) apresentou o PL nº 164/2024, ainda em tramitação, que institui o Selo Amarelo da Luta contra a Endometriose. 

O projeto prevê a outorga à pessoa jurídica pública ou privada que oferecer, voluntariamente, até três dias de licença-endometriose por mês, com remuneração integral, a todas as funcionárias diagnosticadas com endometriose profunda. 

“Depoimentos de mulheres apontam que muitos empregadores não entendem e não sabem como lidar com a situação, levando à suposição de que as faltas ao trabalho ocorrem por falta de comprometimento ou irresponsabilidade”, justificou o parlamentar.

Também de autoria de Rozenha, o PL nº 292/2024 dispõe sobre o acesso prioritário ao tratamento clínico e cirúrgico para mulheres diagnosticadas com endometriose. Após a confirmação do diagnóstico de endometriose no Sistema Único de Saúde (SUS), deve ser garantido acesso prioritário ao tratamento adequado e, nos casos com indicação de cirúrgica, o procedimento deve ser agendado de forma prioritária, no prazo estabelecido em regulamento. 

“Em muitos casos, a intervenção cirúrgica se faz necessária, sendo uma abordagem que não apenas alivia o sofrimento das pacientes, mas previne recidiva ou complicações. Nossa proposição prevê a definição de um prazo regulamentar para esse procedimento, quando indicado”, avaliou.

A campanha 

A campanha surgiu de um movimento realizado nos Estados Unidos, em Milwaukke, em 1993, e idealizado pela ativista Mary Lou Ballweg, portadora de endometriose e, depois tornou-se mundial.

O que é endometriose

A endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. 

Quando a mulher sofre de endometriose, algumas das células do endométrio, ao invés de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, aonde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

— — —

Texto – Diretoria de Comunicação / Aleam

Foto – Danilo Mello / Aleam

The post ‘Março Amarelo’ e a conscientização sobre endometriose na Assembleia Legislativa do Amazonas appeared first on amazonaspix.com.br.

The post ‘Março Amarelo’ e a conscientização sobre endometriose na Assembleia Legislativa do Amazonas appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Brasil não quer provocar os EUA, diz Lewandowski sobre deportações

Redação

Escola do município realiza torneio de xadrez com mais de 400 alunos

Equipes de saúde fortalecem ações de sensibilização para reduzir vulnerabilidade às ISTs no Carnaval