Portal Uno Midias
Cotidiano

Ufam e Cine Carmen Miranda promovem ciclo da diretora Agnès Varda neste fim de semana

Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Cine Carmen Miranda promovem neste fim de semana a ‘Mostra 3x Varda – A cinécriture de Agnès Varda: uma linguagem cinematográfica para fins feministas’, com acesso gratuito. Na sexta-feira (29), serão exibidos o curta metragem ‘A Ópera Mouffe’, de 1958, e o longa ‘Cléo das 5 às 7’, de 1962, a partir das 19h. Já no sábado (30), será a vez de ‘Uma canta, a outra não’, de 1977, também às 19h. Antes, às 17h, será exibido o filme ‘Cine Carmen Miranda’ (2020), de Michel Guerrero, como parte do projeto de intervenção – disciplina de extensão do curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário do Norte, em que a marca Cine Carmen Miranda é objeto de estudo. Todo o acesso é gratuito.

Mostra 3X Varda – A cinécriture de Agnès Varda: uma linguagem cinematográfica para fins feministas

29 e 30 de novembro

Confira os filmes selecionados:

29/11 às 19h:

 A Ópera-Mouffe (L’Opéra-Mouffe, 1958, 17 min)

A Ópera-Mouffe é o bloco de notas de uma mulher grávida, no contexto de um documentário sobre o bairro da rua Mouffetard, em Paris, apelidada “la Mouffe”.

 Cléo das 5 às 7 (Cléo de 5 à 7, 1962, 90 min)

Cléo Victoire é uma artista que está à espera do resultado de uma biópsia. O filme acompanha essa angustiante espera, mergulhando nas emoções, superstições e pensamentos de Cléo enquanto ela caminha pela cidade, lidando com a incerteza e a fragilidade da vida.

Roda de conversa após as exibições.

30/11 às 19h:

 Uma Canta, a Outra Não (L’une chante, l’autre pas, 1976, 120 min)

Entre 1962 e 1976, Agnès Varda cruza os caminhos de Pomme e Suzanne, da adolescência à maturidade. Uma amizade que narra o feminismo e os direitos das mulheres.

Roda de conversa após a exibição.

Cine Carmen Miranda

No sábado (30), a partir das 17h, um grupo de alunos do Uninorte fará intervenção no cinema e na ocasião será exibido o curta ‘Cine Carmen Miranda’, de Michel Guerrero, que é um filme-memória de parte da infância do roteirista e diretor, quando morava na rua Joaquim Sarmento, Centro de Manaus, nas décadas de 80 e 90. Lá, o Cine Carmen Miranda existiu por 06 anos e algumas histórias são contadas no filme, além de tudo o que cerca a vida do garoto Baixinho, com sua mãe sendo abandonada pelo pai, ele na escola e suas peripécias a caminho dos cinemas de rua do Centro, como Grande Otelo, Oscarito, Chaplin. Uma homenagem e resgate a uma época sensível e genuína em torno dos antigos cinemas de Manaus.

O Cine Carmen Miranda funciona na Rua do Congresso, nº 10, Praça do Congresso, portão laranja, próximo à Biblioteca Pública Municipal. conta com apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica, À LA CARTE, do Belas Artes Grupo, e Consulado Geral do Japão em Manaus. Também no local funciona o Bistrô da Carmen, com comidinhas, bebidas e pipocas.

The post Ufam e Cine Carmen Miranda promovem ciclo da diretora Agnès Varda neste fim de semana appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo estimula criação de secretarias para as mulheres nas cidades

Redação

Internet virou “campo minado” para crianças e jovens, diz especialista

Redação

Calderano cai para taiwanês Yun-Ju nas oitavas do WTT Singapura Smash

Redação