Portal Uno Midias
Cotidiano

Em Brasília, Ministério Público do Amazonas e Ministério da Justiça costuram melhorias para ampliar a estrutura do Gaeco/AM

Alinhamento surgiu de encontro entre a PGJ do Amazonas e secretário nacional de Segurança Pública


Com expressiva atuação em âmbito estadual e nacional, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM) deverá ganhar reforço operacional do Ministério da Justiça, com ferramentas que ampliarão a excelência dos serviços já prestados. A novidade foi compartilhada pela procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, que iniciou as tratativas com o secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Mário Luiz Sarrubbo, no final da tarde desta segunda-feira (18), em Brasília.

A reunião entre as lideranças se deu durante agenda da PGJ na capital federal. “O Ministério da Justiça recebeu o Ministério Público do Amazonas para alinharmos entendimentos no sentido de ampliarmos a parceria para melhor estruturação do Gaeco. E a ideia é nós não só buscarmos manter essa estrutura que já temos hoje, mas ampliarmos para dar as respostas mais efetivas e eficazes ao combate ao crime organizado”, explicou a PGJ.

Hoje, o Gaeco conta com uma série de licenças, de sistemas, de programas, ferramentas relativas a equipamentos que são fundamentais para o combate ao crime organizado, mas esse material, de acordo com a procuradora-geral, tem um custo muito alto para a instituição.

“A ideia é buscarmos essa parceria com o Ministério da Justiça para que o nosso MPAM alcance todo esse aparato do qual dispõe o governo federal. O Amazonas tem particularidades fronteiriças muito favoráveis à ação do crime organizado. Então, é muito importante que o Ministério da Justiça, compreendendo essa especificidade do trabalho que o Gaeco do Amazonas faz, estabeleça essa parceria conosco”, complementou a procuradora-geral Leda Mara Albuquerque

Segundo ela, uma próxima reunião entre o Gaeco/MPAM e o Ministério da Justiça, prevista para a próxima semana, abordará a aquisição das ferramentas disponíveis e, também, a doação de equipamentos para o Gaeco local, tais como computadores, drones, coletes balísticos etc.

“Foi uma conversa muito boa. Estamos caminhando no sentido de aparelhar ainda mais o nosso Gaeco no combate ao crime organizado. Com esse apoio, poderemos responder a todas as demandas e driblar as condições geográficas”, finalizou a procuradora-geral de Justiça.

A reunião aconteceu no gabinete de Mário Luiz Sarrubbo, situado na Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça Raymundo Faoro.

Ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo, o secretário nacional de Segurança Pública Mário Luiz Sarrubbo chefiou o Ministério Público paulista por dois mandatos seguidos (2020 a 2024).

A Senasp

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão específico singular do governo federal do Brasil, é vinculado ao Ministério da Justiça e é responsável por formular políticas, diretrizes e ações para a segurança pública no país. Possui como objetivo promover a integração e a coordenação entre as diferentes esferas governamentais e agências de segurança para enfrentar desafios relacionados à segurança pública, como a prevenção de crimes, combate à violência e capacitação de profissionais da área.

Texto: Lennon Costa
Foto: Divulgação/Senasp

#mpam #gaecompam #amazonas #mjsp #brasil

The post Em Brasília, Ministério Público do Amazonas e Ministério da Justiça costuram melhorias para ampliar a estrutura do Gaeco/AM appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Em Brasília, Ministério Público do Amazonas e Ministério da Justiça costuram melhorias para ampliar a estrutura do Gaeco/AM appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus realiza 4ª edição da Oficina do Projeto ‘English for Kids’ 2024

Sine Manaus oferta 103 vagas de emprego nesta sexta–feira, 14/3

Redação

Prefeitura de Manaus tem ajuste em PL de empréstimo aprovado pela CMM. R$ 580 milhões financiarão novos investimentos na cidade