Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Nova edição de ‘Detetive Gui’ ensina nove passos sobre a DMD

Nova edição de 'Detetive Gui' ensina nove passos sobre a DMD
Nova edição de 'Detetive Gui' ensina nove passos sobre a DMD

O personagem Detetive Gui, um menino com distrofia muscular de Duchenne (DMD), retorna com a segunda edição de seu livro, em formato de gibi, agora apresentando nove passos para ajudar garotos que, como ele, vivem com DMD, destacando a importância de reconhecer os primeiros sinais da doença, a necessidade de um diagnóstico precoce, e o papel crucial de um cuidado multidisciplinar contínuo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Esta nova edição é estruturada de forma didática em etapas, tornando o conteúdo acessível para as crianças e suas famílias quanto para os profissionais de saúde. Os interessados em receber o livro físico gratuitamente precisam apenas se inscrever no hub Movimento Duchenne. É possível também baixar a versão digital.

“Nosso compromisso é compartilhar conteúdos que tragam, de forma clara e leve, os principais tópicos relativos à DMD. Somente compartilhando conhecimento com a sociedade, poderemos reconhecer mais rapidamente aqueles meninos que possivelmente tenham a doença e, com isso, buscar um diagnóstico mais rápido, e, posteriormente, o cuidado multidisciplinar adequado à sua fase clínica”, explica Andressa Federhen, diretora Médica da PTC Therapeutics.

Esta segunda edição reforça a importância de reconhecer os sinais da DMD precocemente. Desde cedo, com o apoio de sua família e médicos, Gui conseguiu diagnosticar precocemente sua condição, o que fez toda a diferença em sua vida. O livro é dividido em nove capítulos, cada um trazendo um passo importante. Em capítulos, como “Como suspeitar que um menino, em casa, pode ter a DMD?” e “Como fazer o diagnóstico?”, narram como todos à sua volta começaram a perceber que a sua evolução não seguia os marcos motores do desenvolvimento, bem como apresentava sinais característicos da DMD, como a demora em andar, aumento na batata da perna e quedas frequentes. Diante dessas suspeitas, os pais buscaram ajuda médica e, aos três anos, Gui foi diagnosticado com distrofia muscular de Duchenne. O livro é baseado em conteúdo técnico e uma ferramenta para famílias lidarem com a DMD, ao tornar a informação acessível e fácil de entender.

Sobre a distrofia muscular de Duchenne (DMD)

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença de base genética que causa fraqueza e perda de massa muscular de forma progressiva. Ligada ao cromossomo X, afeta meninos. A alteração genética faz com que a proteína distrofina não seja produzida. Na ausência desta proteína, a musculatura torna-se frágil e ao longo do tempo vai se degenerando. O saldo final é a fraqueza, que impede os pacientes de subir escadas, caminhar e movimentar os braços ao longo da progressão da doença. Em fases avançadas da DMD, o comprometimento muscular é extenso, afetando inclusive a musculatura respiratória, o que pode acarretar distúrbios pulmonares com risco de morte, exigindo a necessidade de suporte ventilatório, além de complicações cardíacas.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Yakult se inspira em conteúdos de rede sociais para nova campanha

DINO

Reforma dos planos de saúde quer proibir rescisão unilateral

DINO

Kinaxis anuncia acordo para transformar as cadeias de suprimentos do setor de energia

DINO