Portal Uno Midias
Politica

Justiça barra mais de 400 candidatos por não atenderem regras eleitorais no Amazonas

Principal causa é a ausência de quitação eleitoral

A Justiça Eleitoral barrou, neste ano, 428 candidatos aos cargos de prefeito e vereador no Amazonas.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até quinta-feira (12), a principal causa é a ausência de quitação eleitoral, que inclui a falta de prestação de contas de gastos de campanhas em outras eleições.

Em 2024, a Justiça recebeu 8.073 pedidos de registros de candidaturas. Cerca de 7.088 (87,8%) foram autorizadas e 438 candidatos (5,43%) aguardam julgamento.

Do total, 251 candidaturas indeferidas aguardam julgamento de recurso e outros 142 renunciaram a candidatura. Ao todo, 126 foram indeferidas e 22 foram deferidas com recurso

No indeferimento, 134 foram por ausência de quitação eleitoral e 133 por ausência de condição de elegibilidade, que inclui o pleno exercício dos direitos políticos e a filiação partidária.

Outros motivos para o indeferimento foram:

  • 83 por desatendimento a requisito formal, como a prova de alfabetização e apresentação de documentos necessários para o registro;
  • 32 por inelegibilidade infraconstitucional;
  • 26 por indeferimento do DRAP do partido político;
  • 11 por ausência de desincompatibilização;
  • 9 por inelegibilidade constitucional.

RELACIONADOS

No Ceará, Lula é ‘benzido’ e ganha ‘caboco’ de Zé Pilintra

João Alves

David Almeida garante que “o melhor para Manaus ainda está por vir

Redação

Deputado João Luiz acompanha entrega de materiais ao SPA da Redenção obtidos, por meio de emenda parlamentar

Jamil Maciel