Portal Uno Midias
Cotidiano

CNJ divulga modelo padrão de ementas para tribunais do País

Segundo o órgão, a padronização se alinha ao Pacto do Judiciário pela Linguagem Simples

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a Recomendação CNJ n.º 154, de 13/8/2024, que trata da adoção de modelo padronizado de elaboração de ementas (ementa-padrão) em todos os tribunais do País. A ementa é o trecho do Acórdão com o resumo da decisão tomada por um colegiado ou plenário.

A recomendação foi elaborada a partir de publicação do Laboratório de Regulação Econômica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, após estudos e pesquisas para a uniformização dos procedimentos no âmbito dos sistemas eletrônicos do Poder Judiciário.

Conforme o CNJ, “a norma visa à implementação de um modelo uniforme e estruturado para a elaboração de ementas, com o objetivo de assegurar clareza e objetividade nas decisões judiciais em todo o País”. Ainda segundo o órgão, a padronização é uma medida que se alinha ao Pacto do Judiciário pela Linguagem Simples, garantindo que as partes, os interessados, a comunidade jurídica e a sociedade em geral possam compreender, de forma rápida e eficiente, os principais pontos e fundamentos dos julgados.

Outro destaque feito pelo CNJ é que a catalogação organizada dos Acórdãos é importante para a identificação dos precedentes aplicáveis, diante da progressiva adoção de um modelo de precedentes vinculantes no sistema processual brasileiro, de acordo com o artigo 927 do Código de Processo Civil. A parametrização dos dados também servirá para otimizar o processamento e a análise dos Acórdãos por soluções e sistemas de Inteligência Artificial, que contribuem para a recuperação rápida e precisa de informações relevantes, segundo o órgão.

De acordo com o Manual de Padronização de Ementas, que traz orientações sobre a adoção da ementa-padrão, sua estrutura preferencial deve conter os seguintes itens: Cabeçalho (ou Indexação); I. Caso em exame; II. Questão em discussão; III. Razões de decidir; IV. Dispositivo e tese (quando for o caso). Ao final, a legislação relevante citada e a jurisprudência relevante citada devem ser acrescentadas.

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Chico Batata

VIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

#cnj #tjam #amazonas #modelopadrãodeementas #pactodojudiciáriopelalinguagemsimples

The post CNJ divulga modelo padrão de ementas para tribunais do País appeared first on amazonaspix.com.br.

The post CNJ divulga modelo padrão de ementas para tribunais do País appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Iranianos votam em segundo turno na corrida presidencial

Prefeitura inaugura novas instalações da USF Petrópolis, somando 74 unidades de saúde entregues

Alerj suspende afastamento da deputada Lucinha