Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Índice de confiança do setor de consórcios cresce em julho

Índice de confiança do setor de consórcios cresce em julho
Índice de confiança do setor de consórcios cresce em julho

Divulgado pela primeira vez, há pouco mais de dois meses, pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios ABAC, o Índice de Confiança do Setor de Consórcios – ICSC apontou agora, na segunda apuração, avanço de 4,2 pontos no bimestre encerrado em julho.

Depois de atingir 64,0 pontos em maio, o ICSC alcançou 68,2 pontos em julho, sinalizando boas perspectivas para o consumidor que está avaliando sua adesão ao Sistema de Consórcios.

Com objetivo de referenciar aqueles que desejam participar, e reafirmar a confiança dos que já estão participando de grupo de consórcio, em qualquer segmento no qual o mecanismo está presente, a ABAC apresenta, em forma de índice, como está o humor dos principais executivos das administradoras associadas em relação ao Sistema de Consórcios e também em relação à economia de forma geral.

Na última pesquisa da Kantar Divisão de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria da WPP, realizada a pedido da ABAC, tendo como um de seus objetivos avaliar os hábitos de conhecedores e usuários do consórcio, ao comparar com os resultados da primeira pesquisa realizada em 2020, verificou-se que na ocasião os entrevistados que conheciam o produto consórcio, mas nunca participaram de um grupo, eram 61%. Nessa última pesquisa esse percentual caiu para 55%.

Ainda na comparação com 2020, o percentual de consumidores que aderiram ao consórcio uma ou mais vezes, subiu de 36% naquele ano para 45% atualmente, destacando-se que o percentual daqueles que fizeram de 2 a 3 vezes subiu de 6% para 14%, o que mostra, cada vez mais, que o brasileiro confia no mecanismo.

Desta forma, ao proporcionar mais um indicativo para contribuir com maior transparência, a ABAC criou e está disponibilizando o ICSC. Paralelamente, a entidade tem divulgado indicadores estatísticos para dimensionar o Sistema de Consórcios, bem como sua contribuição e participação na economia nacional.

“Com a criação do ICSC, a entidade busca inovar e apontar as expectativas setoriais para o curto prazo, com base nas respostas das administradoras associadas, que representam 95% de todas as cotas ativas do Sistema”, afirma Luiz Antonio Barbagallo, economista da associação. “O índice é mais um identificador da importância do consórcio, e que está à disposição dos consumidores interessados em avaliar futuros investimentos econômicos”, completa. 

Atualmente, a associação disponibiliza orientações e informações setoriais sobre o produto, dados de mercado, legislação, empresas associadas, educação financeira, entre outras, por meio dos sites: ABAC e Saber Financeiro. O consumidor pode também consultar o Consórcio De A a  Z, um guia que detalha as principais regras do Sistema de Consórcios, no link.

“A modalidade destina-se à formação ou ampliação de patrimônio e à realização de sonhos de consumo, ou ainda para compra de bens ou contratação de serviços para geração de renda futura, por meio do mecanismo de autofinanciamento simples e econômico existente no país há mais de 60 anos”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Presente em vários segmentos econômicos como os mercados automotivo, imobiliário, serviços, de eletroeletrônicos e bens móveis duráveis, o Sistema de Consórcios encerrou o semestre com 10,70 milhões de participantes ativos e movimentou R$ 170 bilhões no acumulado do primeiro quadrimestre, resultado das vendas de 2,10 milhões de cotas, de acordo com informações da ABAC

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Cresce atuação feminina na indústria de tatuagem

DINO

SLB anuncia teleconferência sobre resultados do terceiro trimestre de 2023

DINO

Inteligência emocional é tema de curso da ABIMAQ

DINO