Portal Uno Midias
Esportes Notícias Corporativas

Cross training ajuda a preparar atletas para ultramaratonas

Cross training ajuda a preparar atletas para ultramaratonas
Cross training ajuda a preparar atletas para ultramaratonas

Indicado para atletas que buscam diversificar seus treinos, prevenir lesões e melhorar o condicionamento físico, o cross training é uma modalidade que usa movimentos funcionais, naturais e variados para produzir mudanças adaptativas em termos de hipertrofia e emagrecimento.

Como a modalidade não se baseia em movimentos isolados ou repetições infinitas do mesmo exercício, ao diversificar os movimentos, o atleta reduz o risco de lesões por sobrecarga, além de melhorar o seu condicionamento físico de forma mais completa e equilibrada, já que ele não se limita a um único tipo de exercício, como explica o educador físico Leandro Samurai.

“Incluir o cross training na preparação física de um ultramaratonista, por exemplo, pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho esportivo, aumentar a resistência e a força, além de prevenir lesões decorrentes da sobrecarga de um único tipo de exercício”, ressalta o educador físico.

O termo ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42.195 metros, que é a distância oficial de uma maratona. Além da distância, outro critério utilizado para definir uma ultramaratona pode ser o tempo, como, por exemplo, provas com duração de 6, 12, 24 ou 48 horas em circuito e pista de atletismo. Outras modalidades de ultramaratona são provas com distâncias que variam de 50 km a 1000 km ou até 1000 milhas, e provas de tempo que chegam a 7 dias de prova.

O Brasil realiza diversas ultramaratonas ao longo do ano, como o desafio Urubici, que acontece em Santa Catarina e tem um percurso de 52 km. Além dele, o percurso entre Bertioga e Maresias conta com 75 km que inclui trechos na praia com areia batida e trilhas na Serra da Mantiqueira.

Outro exemplo é a Travessia Torres-Tramandaí, realizada no Rio Grande do Sul, essa ultramaratona de 82 km liga as praias de Torres e Barra de Imbé. Os participantes da categoria solo têm 12 horas para concluir o percurso, que inclui trechos de asfalto, terra e areia.

Leandro Samurai ressalta que “como o cross training é uma forma de treinamento que envolve a combinação de diferentes modalidades de exercícios, ele pode ser muito benéfico para a preparação física de um atleta, além de ajudar a aumentar a motivação, já que a variedade de exercícios torna o treinamento mais dinâmico e desafiador”.

Para saber mais, basta acessar: https://keepers.run/

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Grupo Petrópolis realizará Beer Tour no Dia da Cerveja

DINO

Municípios melhoram qualidade da informação contábil em 2022

DINO

Para Reforçar os Esforços Globais no Combate às Bactérias Resistentes a Antibióticos, Cientistas do KFSH&RC Descobrem Nova Espécie de Bactéria: Riyadhensis

DINO