O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, na manhã desta terça-feira, 30/4, o trabalho realizado pelos servidores da limpeza com a implantação do novo barco coletor da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), na orla da capital amazonense, como parte das ações de limpeza executadas pela gestão municipal para diminuir a quantidade de lixo descartada de forma irregular no rio Negro.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal ainda anunciou que esse serviço irá acontecer nas proximidades do porto de Manaus.
“É a Semulsp trazendo novos equipamentos para melhorar a coleta do lixo que, por meio dos igarapés, chega até o rio Negro. Essa pequena embarcação vai funcionar aqui no porto da cidade de Manaus, nesse entorno do mirante Lúcia Almeida, recolhendo esses entulhos que vêm através das chuvas, para manter a área sempre limpa, auxiliando as balsas que já temos à disposição e os barcos que já servem a prefeitura”, destacou Almeida.
Para Sabá Reis, essa é mais uma medida educativa implantada pela gestão municipal na tentativa de conscientizar a população sobre a importância de não descartar o lixo nos igarapés e no rio.
“Esse equipamento vai facilitar o trabalho do nosso pessoal. E isso um dia vai deixar de ser necessário, quando a população, sobretudo aqueles que andam em embarcações de passageiros, deixarem de jogar, por exemplo, garrafas PET no rio. Isso é uma questão de conscientização. A gente espera que um dia, os exemplos da prefeitura possam servir para a população se conscientizar”, frisou o secretário.
Vale ressaltar que entre janeiro e dezembro de 2023, foram realizadas 1.320 ações de limpeza em mais de 100 igarapés, córregos, orlas e praias de Manaus, resultando em uma quantidade de 10.733 toneladas de resíduos coletados. Em média, cerca de 29,4 toneladas de resíduos foram coletadas por dia.
A limpeza dos igarapés da cidade é realizada diariamente por servidores que trabalham dentro e fora d’água, recolhendo os resíduos que são captados por meio de telas de contenção. Em seguida, esse material é recolhido com o auxílio de caçambas e encaminhado ao aterro municipal.
Em 2023, o trabalho da Semulsp contou com serviço mecanizado, fazendo uso de duas balsas que coletaram 5.175 toneladas de resíduos, resultando em uma média de 431 toneladas por operação. Já a remoção manual coletou 5.558 toneladas de lixo dos igarapés.
— — —
Texto – Thiago Fernando / Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos e João Viana / Semcom