Portal Uno Midias
Cotidiano

Tratamento multidisciplinar do autismo supera barreiras alimentares com abordagem personalizada

A seletividade alimentar representa um dos desafios mais significativos para mães, pais e profissionais envolvidos no cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta condição, que afeta até 75% das pessoas diagnosticadas, limita a dieta a determinados tipos de alimentos definidos pela cor, textura, sabor ou odor.

Durante o mês da campanha Abril Azul, o tema é destacado como crucial para a conscientização, trazer mais visibilidade e compreensão na sociedade, uma vez que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo é diagnosticada com TEA.

Nesse cenário, especialistas como a nutricionista do Hospital Nilton Lins (HNL), Emanuelly Barros, que dedicam-se ao tratamento e orientação nutricional para crianças e adolescentes com TEA, ressalta que o momento da refeição pode ser extremamente estressante tanto para a criança quanto para a família, destacando a importância de orientar e apoiar o paciente na superação das restrições alimentares.

Ela destaca uma preferência geral por alimentos secos e crocantes, o que leva muitas vezes os pais a optarem por produtos ultraprocessados. No entanto, a nutricionista enfatiza a importância de uma abordagem multidisciplinar para reverter esse quadro e introduzir uma variedade de alimentos nutritivos na dieta, incluindo produtos regionais e acessíveis, como frutas da estação.

Integrado
Essa abordagem é corroborada pela experiência de Raquel Queiroz, mãe de João Vítor, de 4 anos, que iniciou o tratamento integrado de Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Nutricional no HNL há pouco mais de um ano e já experimenta uma transformação significativa no comportamento e nos hábitos alimentares do filho.

“Antes, ele só emitia sons, se recusava a entrar em locais fechados e nas refeições limitava-se a comer mingau. Hoje, além de frequentar normalmente a escola, conversar e interagir com outras pessoas, sua dieta já inclui carne, peixe e uma variedade de frutas e tudo só foi possível com o trabalho conjunto destas especialidades”.

Comodidade
Localizado no Parque das Laranjeiras, o Hospital Nilton Lins desenvolveu um sistema multidisciplinar exclusivo para o atendimento de pacientes com TEA, com sete especialidades integradas (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia de Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição) voltadas para a análise total, personalizada, e ao mesmo tempo, com acompanhamento de pais e familiares.

Os atendimentos multidisciplinares no HNL são realizados em horários agendados para maior conforto e comodidade dos pacientes. Além de particulares, o HNL atende os planos: SB Saúde, Geap Autogestão, You Saúde, Fundo de Saúde do Exército Brasileiro (Fusex), servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas e associados da Ordem dos Advogados do Brasil-Amazonas.

FOTO: M Rocha

Via Press Comunicação Estratégica

#hnl #tea #saúdeam #manaus #amazonas

The post Tratamento multidisciplinar do autismo supera barreiras alimentares com abordagem personalizada appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Tratamento multidisciplinar do autismo supera barreiras alimentares com abordagem personalizada appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas no Rio

Desembargador do TRE vota pela cassação de Moro e empata julgamento

Prefeitura de Manaus oferta vacina contra dengue em oito unidades de saúde neste sábado, 2/3