Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Ano de 2024 inicia com aumento por soluções em armazenamento no setor logístico

Ano de 2024 inicia com aumento por soluções em armazenamento no setor logístico
Ano de 2024 inicia com aumento por soluções em armazenamento no setor logístico

Recentemente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revisou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, elevando de 2,3% para 3,3% em 2023, mantendo a expectativa para 2024 em 2%. Além disso, a perspectiva de uma redução gradual das taxas de juros, prevista em 9% para o ano de 2024, conforme indicado pelo Boletim Focus, é outro elemento que deverá impulsionar o crescimento da economia como um todo, incluindo o setor de logística. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) também estima que o setor privado deverá investir R$ 124,3 bilhões em transporte e logística entre 2022 e 2026. Diante desse contexto favorável, a logística emergencial, especialmente no modal aéreo, projeta um crescimento significativo, expandindo sua participação em diversos segmentos da economia brasileira.

O setor de serviços, que inclui os serviços de transporte e armazenamento, registrou um avanço de 2,3% em 2023, marcando o terceiro ano consecutivo de expansão. No mês de dezembro do ano passado, o volume de serviços no Brasil cresceu 0,3%, marcando o segundo resultado positivo consecutivo. O acumulado nos últimos dois meses do ano representou um aumento de 1,2%, contribuindo para a recuperação parcial da perda de 2,1% registrada entre agosto e outubro, segundo o IBGE.

A exemplo deste movimento, a SHEIN, varejista global online de moda, beleza e lifestyle, aumentou nos últimos anos seus contratos de espaço de locação. Já em 2022 a empresa ocupava aproximadamente 135 mil m², no condomínio classe AAA – o GLP Guarulhos II. Com essa locação, a SHEIN ampliou sua área locada para 216 mil m².

Para Felipe Feistler, General Manager da SHEIN no Brasil, a parceria é um grande avanço de capacidade logística para a marca. “Ter o nosso terceiro galpão estrategicamente localizado entre os maiores centros de consumo do país é mais um passo em linha com os investimentos que anunciamos no Brasil. Queremos proporcionar a melhor experiência de compra possível aos nossos consumidores e a agilidade de entrega é um dos fatores-chave para isso”, destaca o executivo.

A ABRALOG destaca que empresas dos mais diversos segmentos estão buscando expandir suas operações logísticas, resultando em uma demanda crescente por espaços de armazenagem e distribuição. Diante desse panorama favorável, o Diretor de Operações da C-Freight, empresa que opera no setor logístico e em soluções de armazenagem, prevê que o mercado de locações para o setor logístico continuará em ascensão ao longo do ano de 2024. Para Sérgio Freitas A expansão do e-commerce, aliada a investimentos em infraestrutura e tecnologia como Inteligência Artificial, automação, visibilidade de estoque em tempo real, entregas rápidas e eficientes, tende a impulsionar ainda mais essa tendência, proporcionando oportunidades tanto para empresas de todos os setores, como para a expansão das soluções proporcionadas pelo setor logístico.˜

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Pontos de descarte de lixo eletrônico crescem no país

DINO

Geração Z domina o mercado: empresas precisam se adaptar

DINO

Roadcard lança soluções que reduzem custos de frotas rodoviárias de cargas

DINO