Portal Uno Midias
Saude

MINUTO DA SAÚDE: o que fazer em 10 minutos para combater a dengue

A maior epidemia de dengue já enfrentada pelos brasileiros já atingiu mais de dois milhões de pessoas. E o combate ao mosquito continua sendo a maior arma. O Ministério da Saúde preconiza que apenas 10 minutos semanais são suficientes para vistoriar a casa e acabar com os possíveis criadouros do mosquito transmissor.

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz, lista os cuidados que devemos tomar para evitar o mosquito dentro de casa:

“Atentar a todo local que possa ter acúmulo de água – mesmo aqueles mais improváveis. Sempre falamos de garrafas, pneus, calhas, caixas d’água. Mas vamos olhar também o recipiente atrás da geladeira que coleta água, aquela água dentro do climatizador, dentro da bromélia, das plantas. Então, qualquer local que tenha possibilidade de ter água parada é um criadouro eficaz do mosquito.”

E não é porque você mora em apartamento que não precisa estar atento à água parada. O mosquito também pode se reproduzir nesses locais e os cuidados precisam ser os mesmos.

Vale lembrar que quem mora em condomínio, também precisa estar atento às áreas comuns, como piscinas, jardins e outros locais que possam se tornar futuros criadouros do mosquito da dengue.

Não se esqueça: são apenas 10 minutos por semana para proteger sua família e vizinhos da dengue.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/saude.

Pixel Brasil 61

RELACIONADOS

Covid-19: Região Norte tem aumento de casos de SRAG ligados à doença

Brasil 61

HPS João Lúcio procura familiares de paciente internado na unidade

Redação Am

Autoridades de Saúde realizam visita técnica para conferir protocolos de evento na Arena da Amazônia

Redação Am