Portal Uno Midias
Economia

Ministro Waldez Góes coordena o apoio às cidades do Acre afetadas por inundações

Uma comitiva interministerial, coordenada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve no Acre nessa segunda-feira (4), para prestar apoio às cidades atingidas por fortes chuvas e graves enchentes na última semana.

Para garantir celeridade nas ações de assistência e socorro, o MIDR liberou 4 milhões de reais para serem usados em ações de defesa civil na capital do estado, Rio Branco.

O Governo Federal já havia autorizado o empenho de 12 milhões de reais para outros cinco municípios acreanos. São eles: Brasiléia, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Tarauacá e Xapuri.

Fizeram parte da força-tarefa, ao lado do ministro Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, técnicos da Defesa Civil Nacional, diretores dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

O ministro Waldez Góes explica que a ação é em conjunto com várias pastas, porque cada uma pode contribuir de uma forma e falou da importância de ações em conjunto com o governador do Acre, Gladson Cameli, e prefeitos de municípios afetados. “Estou aqui, junto com a Marina, primeiro para prestar nosso sobreÉ solidariedade. É para dizer que os Ministérios estão mobilizados, eu respondo no primeiro momento por situações que são na lei condicionantes para o governo federal entrar. Então quando o Gladson baixa um decreto situação de emergência ou se o perfeito demorar um para reconhecer, é um mês que o governo federal não pode entrar. Se leva uma semana, uma semana também. Então, como é que eu tenho feito no Brasil inteiro? Reconhecendo sumariamente. Se saiu decreto no sábado, eu espero segunda-feira? Não, eu não espero, pois o ministério funciona sábados, domingos e feriados”.

Até o momento, o MIDR reconheceu sumariamente a situação de emergência em 17 cidades do Acre devido a inundações.

Para saber mais ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Pixel Brasil 61

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo Federal lança projeto-piloto do sistema de alertas de desastres em Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Brasil 61

Preço da soja subiu no último fechamento

Brasil 61

BNDES lança plataforma para impulsionar oportunidades de investimentos

Jamil Maciel