A crescente busca por soluções digitais para prefeituras e órgãos públicos revela um movimento transformador no cenário da gestão pública. Empresas especializadas nesse setor observam aumento vertiginoso na procura por sistemas que proporcionem serviços de forma mais acessível e eficiente para os cidadãos.
É o caso da SMAR APD, empresa de Ribeirão Preto-SP, que desenvolve softwares para gestão pública e cobranças há 44 anos. Atendendo municípios e órgãos públicos em todo o Brasil, a empresa observou um aumento de 100% na procura por sistemas de agendamento de visitas aos departamentos públicos e em serviços online.
Inovação Digital para desafios reais – Arthur Almeida, coordenador de software da empresa, enfatiza que o aumento dos investimentos das prefeituras na melhoria dos portais de serviços online reflete uma resposta direta às mudanças no comportamento dos cidadãos. Este movimento ressalta a crescente busca por soluções digitais no cotidiano.
“A evolução constante da tecnologia e a ampla adoção de dispositivos conectados à internet têm impulsionado essa transformação. Isso não apenas facilita a vida dos cidadãos, mas representa uma estratégia eficaz para a modernização da administração pública. A transição para ambientes digitais não apenas simplifica processos, mas também contribui para a transparência e eficiência na prestação de serviços governamentais”, explica Arthur.
Facilitando a modernização da Gestão Pública – Uma das ferramentas que desempenha um papel importante na evolução digital dos municípios ao fornecer soluções foi a implementação do Portal do Cidadão.
“O Portal do Cidadão é a tecnologia que conecta a gestão pública à população. É uma solução que veio para facilitar a vida do morador para acesso aos serviços públicos. Entre as funcionalidades disponíveis de forma digital estão alvará de funcionamento, coleta de galhos e imóveis, recalculos de débitos, atendimento social, cesta básica ou passe de ônibus, entre outros que podem ser requisitados diretamente na palma da mão ou direto de sua casa, sem precisar se deslocar até a prefeitura”, explica Almeida.
Em Matão-SP, município que usa o Portal do Cidadão, cujo primeiro processo digital foi implementado em janeiro de 2022, já registra até o momento mais de 14 mil processos (fechados ou em andamento).
Isso mostra a parte prática do impacto na vida do cidadão, ao promover a integração de pessoas e sistemas: considerando os mais de 25.041 documentos digitais gerados, a estimativa do município é que quase seis mil folhas deixaram de ser impressas, o equivalente a 592 árvores poupadas. Esses números foram apresentados durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes evento que aconteceu na Região Central do Estado, em São Carlos-SP.
O Portal Cidadão é acessível 24 horas por dia, sete dias por semana, e reforça a abordagem que reflete a visão de uma gestão transparente, ágil e prática.