Portal Uno Midias
Brasil

Macapá comemora 266 anos neste domingo (4)

Neste domingo (4), Macapá — a capital do estado do Amapá — completa 266 anos de história. A cidade foi a primeira do estado a ser fundada, em 1758. A cidade foi criada a partir de um destacamento militar criado em 1738. A história do nome Macapá iniciou como vila e foi oficializada pelo então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Inicialmente, a cidade era habitada por casais de açorianos. A economia, cultura e política eram ligadas ao estado do Pará. Só em 1859 que a vila foi elevada à categoria de cidade, por intermédio do tenente-coronel Henrique Rolan. Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador.

Segundo dados do IBGE, O PIB da cidade é de cerca de R$ 12,9 bilhões de reais, sendo que 48% do valor adicionado advém dos serviços. Na sequência aparecem as participações da administração pública (42,2%), da indústria (9,1%) e da agropecuária (0,6%).

Macapá também concentra os cartões-postais, como o monumento Marco Zero do Equador, a Fortaleza de São José de Macapá, construída em 1782 para proteger a cidade de invasões; o complexo Beira-Rio, além do Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o “Zerão”.

Para a comemoração do aniversário, a prefeitura da cidade preparou uma programação especial para o final de semana. A comemoração inclui corrida de aniversário, missa em ação de graças e apresentações culturais. A programação completa está disponível nas redes sociais e no site da prefeitura de Macapá.

Além de Macapá, o município de Presidente Castello Branco – SC também faz aniversário neste domingo (4). A programação completa da comemoração do município está disponível nas redes sociais da prefeitura.

 

Pixel Brasil 61

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Mais de 100 pessoas foram detidas por cometerem crimes durante enchentes que atingem o Rio Grande do Sul

Brasil 61

Começa hoje prazo para pedir isenção no Enem

Jamil Maciel

Vídeo Pesadão: homem é espancado até a morte por tentar estuprar lojista

Redação