Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Espectadores mudaram a forma de assistir jogos de futebol

Cada vez mais conectados, os espectadores estão mudando a maneira de assistir às partidas de futebol disputadas no Brasil e no exterior. Com as mudanças, milhões de torcedores estão optando por acompanhar os principais campeonatos do mundo pela internet e não mais pela televisão como era de costume. 

Os dados são da Social Blade, empresa de rastreamento de estatísticas e análises de mídias sociais. No levantamento divulgado pelo UOL, mostra que apenas no YouTube, o Paulistão chegou a atingir a marca de 87 milhões de visualizações entre os dias 26 de fevereiro a 27 março de 2022. 

A audiência superou o antigo recorde de visualizações online que era da Premier League, o campeonato que reúne clubes da Inglaterra e que também possui uma grande parcela de espectadores do Brasil.

Além desses dois campeonatos, o estudo também mapeou outras sete grandes competições para entender o comportamento da nova audiência que opta por assistir aos jogos online, analisando diferentes disputas nacionais e de outros países.

Conforme o ranking publicado, o Campeonato Brasileiro de Futebol, também chamado de Série A, teve 48 milhões de visualizações no mesmo período, ficando na terceira posição entre os mais assistidos pelo YouTube. Na sequência, o campeonato La Liga, que reúne as partidas dos principais clubes da Espanha, teve 45 milhões de visualizações. 

Ainda com os dados do levantamento, todas essas disputas regionais foram superiores aos números de visualizações durante os jogos de eliminatória da FIFA (Copa do Mundo), também transmitidos pelo YouTube. As eliminatórias do mundial ficaram na quinta posição em número de visualizações, registrando 23 milhões de espectadores ao longo dos 30 dias analisados.

O Campeonato Cariocão, que ficou na oitava posição do ranking, teve 6 milhões de visualizações, enquanto a Libertadores atingiu 1,9 milhão de visualizações, ficando em nono colocado na lista dos jogos mais acessados. 

População jovem cada vez mais conectada

Essa mudança na forma de consumir conteúdos e transmissões vai de encontro com o aumento do número de brasileiros usando a internet cada vez mais cedo. No Brasil, cerca de 86% das crianças e adolescentes que estão na faixa etária entre 9 e 17 anos, usam a internet com frequência para diversas atividades. 

São, ao todo, mais de  24,3 milhões de crianças e jovens do país que consomem conteúdos de maneira online. Os números são da pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo site oficial da Agência Brasil

O estudo ainda apresenta que 93% desses jovens utilizam a internet por meio de telefone. Segundo a publicação, o uso de telefone celular ultrapassou o uso de computadores há quase 10 anos e essa diferença deve aumentar ainda mais com a popularização dos celulares. 

Outro dado também mostra que está crescendo o uso de internet conectadas na televisão, conhecidas como Smart TV. Em 2014, esses dispositivos eram utilizados por apenas 5% dos entrevistados e, conforme o último estudo de 2019, saltou para 32% em apenas 5 anos.

O levantamento divulgado pela Agência Brasil, ainda afirma que oito em cada dez crianças e adolescentes do país assistem a vídeos, programas, filmes ou séries na internet. Para as gerações anteriores, todas essas atividades e programações eram restritas apenas à TV, mudando a maneira como as pessoas assistem os seus conteúdos disponíveis.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Invixium adquire Triax Technologies para expandir suas soluções biométricas com a oferta de RTLS (Sistemas de Localização em Tempo Real) baseadas em IA para melhorar a segurança e a produtividade em instalações industriais e infraestruturas críticas

DINO

Inteligência de dados pode ser aplicada na área da saúde

DINO

São Paulo sedia Campeonato Brasileiro de Remo Master

DINO