Portal Uno Midias
Tecnologia

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Governo do Amazonas apresenta projetos para 2024

O evento visou popularizar a ciência de forma inovadora, estimulando a curiosidade e incentivando a discussão das implicações sociais da Ciência pela população

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), apresentou os trabalhos realizados e os projetos de incentivo à inovação e à expansão regional para 2024 na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nesta terça-feira (21/11), durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na sede do Governo, bairro Compensa, zona Oeste.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Jeibi Medeiros, explicou que SNCT visa popularizar a ciência por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. 

 “O tema deste ano tem o olhar importante da ciência voltada para o desenvolvimento com forte inclusão social. O objetivo é mobilizar a população em torno da ciência, que é uma ferramenta com geração de valor de riquezas e bem-estar. Enxergamos as CT&Is como vetor de desenvolvimento econômico e social do nosso país como um todo e estes diálogos são importantes para criarmos um ecossistema de inovação, que é a determinação do governador Wilson Lima e secretário Serafim Corrêa”, declarou Jeibi. 

Entre os projetos, segundo o secretário Jeibi, que serão dados em continuidade em 2024 para incentivo à inovação e expansão regional estão o Parque Tecnológico BIO&TIC, a Dinâmica dos Rios, o Parque Tecnológico Alto Solimões, o projeto Curauá e outros. 

Fórum Estadual 

Na ocasião também foi realizada a 15ª reunião do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, que proporcionou a troca de experiências em colaboração com as Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado, em favor do desenvolvimento do CT&I. 

Durante o encontro, a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, apresentou que de 2019 a 2023, já foram investidos quase R$ 600 milhões para apoiar a formação de recursos humanos altamente qualificados, em auxílio à pesquisa e no desenvolvimento de projetos científicos na capital e interior, e em ações afirmativas, de acordo com o Plano Plurianual 2020-2023 do Amazonas. 

 “A Fapeam financia mais de 12 mil projetos de pesquisa, e conta com um crescente orçamento do tesouro estadual para a área de CT&I. Isso permite ao cientista amazonense pesquisar e ter o seu projeto financiado, especialmente em áreas estratégicas para o Amazonas, e mais do que isso, ser valorizado e ser reconhecido no seu próprio estado”, disse a diretora-presidente da Fapeam. 

Márcia Perales destacou, ainda, que hoje a Fapeam está presente nos 62 municípios do Amazonas e no período de 2019 a 2023 lançou mais de 110 editais, desses 35 inéditos. Para interiorização da ciência, por meio das três edições do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter, Painter + e Painter Infra CT&I), foram destinados mais de R$ 10 milhões para fomentar projetos de pesquisas. A Fundação é a quinta agência de fomento no mundo que mais investe em pesquisas sobre a Amazônia.  

O diretor de Relações Empresariais e Institucionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Amilton Bezerra, declarou que uma das determinações do governador Wilson Lima é fortalecer as oportunidades de trabalho e renda para os amazonenses com o avanço da CT&I. 

“Um dos desafios dados pelo governador é a implantação da internet das coisas, que as pessoas aprendam a usar todas essas ferramentas interligadas para que, a partir daí, elas possam trabalhar com mais velocidade, qualidade e eficiência, então é esse é um dos propósitos do Cetam”, afirmou Bezerra, que acrescentou que o Governo do Amazonas dobrou a quantidade de escolas próprias e prédios do Cetam, além disso, já qualificou mais de 10 mil pessoas neste ano. 

Foto: Bruno Leão/Sedecti

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ao visitar sede do Sidia, Wilson Lima destaca importância da inovação para solução de problemas do cotidiano

Redação Am

Crédito rural impulsiona produção de grãos com novas tecnologias no sul do Amazonas, aponta Sepror

Redação Am

Espaço Maker incentiva projetos de tecnologia no Eeti Senador Petrônio Portella

Redação Am