Portal Uno Midias
Cidadania

Solidariedade: amazonenses têm ações anuais de doação de brinquedos no Dia das Crianças

O dia 12 de outubro é aguardado por religiosos e também pelas crianças. O décimo mês do ano é dedicado a Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, cuja imagem quebrada foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul no ano de 1717, onde hoje está localizado o Santuário Nacional em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, que somente no ano passado recebeu aproximadamente 8.066.690 milhões de peregrinos.

Duzentos anos depois, em 1924, o então presidente do Brasil, Artur Bernardes, oficializou o dia 12 de outubro como Dia das Crianças, após proposta do deputado federal Galdino do Valle Filho, que teve a ideia após participar do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, realizado um ano antes. A data tornou-se feriado nacional no dia 30 de junho de 1980 pela Lei Federal nº 6.802/80 em homenagem à Padroeira do Brasil. Para alguns, é dia de descanso, já para outros, é dia de solidariedade.

Como no caso da vendedora Layde de Matos, que desde 2019 organiza uma ação social com distribuição de kits de brinquedos para crianças moradoras de comunidades dos arredores do município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros em linha reta).“Começamos com doações de 250 brinquedos para três comunidades mais carentes. Em 2020 a gente já fez 350 (kits), 2021 foram 500 (kits) e 2022 também foram 500 (kits) e temos até agora 600 kits de doações”, detalhou.

Layde tem apoio da mãe e de um grupo de voluntários na montagem e distribuição dos kits. Esse ano o grupo pretende realizar a ação social no dia 14 na comunidade Boa Esperança, localizada na BR-174. No dia 15, em oito comunidades ao longo da AM-010. E caso sobre kit, continuarão no dia 16, no bairro Nova Floresta, na zona Leste de Manaus.“Eu comecei esse projeto fazendo uma rifa com meus clientes. Em 2021, meu irmão me ajudou e no ano seguinte consegui fazer tudo sozinha com doações. Já vamos para o quinto ano. Quanto mais doações receber e pessoas quiserem participar, mais crianças vamos alcançar. A ideia é alcançar mais comunidades, àquelas pessoas cujos pais não têm acesso para dar presente”, declarou Layde.

Ela relembra que observava durante a infância pessoas desenvolvendo ações sociais e também sentiu vontade de ajudar. “Minha mãe também não tinha condições e eu queria muito um presente. Para mim, era uma data importante e nem sempre eu tinha possibilidade de receber. Só quem faz um projeto assim sente essa alegria. Eu relembro o que passei. E hoje estar levando um pouquinho de alegria… não tenho palavras para expressar”, disse.https://www.instagram.com/p/Cx6IzDjvEXf/embed/captioned/?cr=1&v=12

As doações também podem ser entregues no endereço: Rua Águas Marinhas, nº 105, bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, entregar para Edileuda Almeida. O ponto de referência é o Mercantil Moriá. “Todo mundo pode doar, nem que seja um pouco. As pessoas têm que doar amor, a gente precisa de amor… de um abraço. A gente precisa de amor constantemente”, pontuou.

Doações

Layde de Matos recebe doações de brinquedos, bombons, miltos e biscoitos, ou quem desejar doar dinheiro, pode enviar para a chave PIX: 00529708256.

Rua de lazer 

A líder comunitária, Patrícia Andrade, também prepara uma ação social para o dia 12, junto dos moradores do bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus. Segundo ela, está sendo preparada uma rua de lazer a partir das 9h, com pula-pula, casinha de bolinhas, mini torneio de vôlei, brincadeiras de rua como o ‘taco ball’, além de pega-pega, esconde e brincadeiras da época da infância de todos. E a partir das 16h as crianças irão ganhar brinquedos arrecadados por meio de doações.Patrícia Andrade prepara um dia de rua de lazer no bairro São Raimundo (Divulgação)

Patrícia Andrade prepara um dia de rua de lazer no bairro São Raimundo (Divulgação)“A ideia da realização do evento já vem de anos. Sempre os moradores da rua se reúnem e promovem o evento para nossas crianças e do bairro também. Tentamos o possível pra realizar com ajuda dos moradores da rua e alguns moradores do bairro”, declarou Patrícia.

O ponto de doação está sendo na casa dela, localizada na rua Antônio Rocha, antiga 31 de março, 11, no bairro São Raimundo, na Zona Oeste.

Fonte: https://www.acritica.com/manaus/solidariedade-amazonenses-tem-ac-es-anuais-de-doac-o-de-brinquedos-no-dia-das-criancas-1.320572

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Operação Vetus II recebe apoio psicossocial da rede de proteção ao idoso da Sejusc

Redação Am

Governo do Amazonas entregou mais de 221 mil fraldas, nutrição e suplementos, em 14 dias

Redação

Prefeitura promoverá seminário sobre a luta contra a exploração sexual infantojuvenil

Redação