Portal Uno Midias
Amazonas

Sobe para 2 número de mortos após queda de barranco fazer vila ‘sumir do mapa’ no Amazonas

Subiu para dois o número de mortos após a queda de um barranco fazer uma vila “sumir do mapa” em Beruri, no Amazonas, no sábado (30). Outras três pessoas seguem desaparecidas. O deslizamento, que também deixou feridos, arrastou cerca de 40 casas para dentro do rio.

A primeira vítima identificada era um menino de sete anos de idade. Na manhã desta segunda-feira (2), a Prefeitura de Beruri confirmou a morte da irmã dele, uma adolescente de 16 anos. O corpo dela foi achado durante as buscas no rio.

Bombeiros encontram corpo de adolescente após queda de barranco deixar mortos e desaparecidos em Beruri no Amazonas — Foto: Divulgação

Bombeiros encontram corpo de adolescente após queda de barranco deixar mortos e desaparecidos em Beruri no Amazonas — Foto: Divulgação

O lugar ficou destruído após o barranco desabar. A comunidade rural pertence ao município de Beruri, que fica a 173 quilômetros de Manaus, e “sumiu do mapa” depois de ser afetada pelo deslizamento, que foi causado pelo fenômeno “terras caídas”, que acontece principalmente no período de seca dos rios no estado.

As “terras caídas” ocorrem quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e abrindo extensas “cavernas subterrâneas”, até que uma ruptura provoque a queda do terreno, que é tragado pelas águas.

Vila Arumã atingida por deslizamento de terra no Amazonas — Foto: Divulgação

Vila Arumã atingida por deslizamento de terra no Amazonas — Foto: Divulgação

De acordo com os Bombeiros, o desastre natural atingiu mais de 40 casas e afetou cerca de 200 pessoas. Até o momento, há confirmação da morte de uma criança e quatro desaparecidos, sendo três soterrados e uma pessoa no rio. Além de pessoas que ficaram feridas.

A Defesa Civil do Estado não deu mais atualização da ocorrência até a publicação desta matéria.

Antes do cenário de devastação, a vila, assim como muitas cidades e comunidades ribeirinhas do interior do estado, tinha um pequeno porto e uma orla cercada com construções coloridas. Agora tudo se resume em um grande buraco com lama.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/02/mortos-apos-queda-de-barranco-fazer-vila-sumir-do-mapa-no-amazonas.ghtml

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

FCecon divulga resultado de seleção de bolsista para estudo sobre HPV

Redação Am

Wilson Lima inicia entrega do Auxílio Estadual permanente para famílias de Tabatinga

Redação Am

Seca coloca 34 cidades em alerta no Amazonas; municípios decretam emergência

João Alves