Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura lança protocolo revisado para cuidados à saúde da pessoa idosa na atenção primária

Em reforço às ações de saúde voltadas à população idosa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou o Protocolo Revisado de Diretrizes Clínicas na Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, destinado a orientar a atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) na capital. O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28/9, no auditório da Universidade Paulista (Unip), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, que participou do lançamento ao lado de outros gestores municipais e estaduais, e de instituições ligadas à saúde da pessoa idosa, pontuou que o crescimento da população a partir de 60 anos demanda políticas públicas de saúde para ampliar e aprimorar o cuidado a essas pessoas. A Semsa, segundo ele, atua nesse sentido com a atualização do protocolo de saúde do idoso, editado originalmente em 2018.

“Uma atenção primária capacitada, com protocolos definidos, pode ajudar para ampliar o olhar e elevar a qualidade da assistência a essa população. Após o lançamento, esperamos iniciar a fase de capacitação e monitoramento da aplicação dessas diretrizes em toda a rede”, ressaltou.

Implementado em outubro de 2018, o protocolo foi revisado em 2022 pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, ao lado de profissionais da atenção primária da Semsa e representantes da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT). Neste ano, de 22/5 a 21/8, em consulta pública, recebeu contribuições acadêmicas e de profissionais e instituições das áreas da saúde e da atenção à pessoa idosa.

Temas

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Maria Eliny Rocha, explica que o protocolo abrange temas relativos ao envelhecimento, à importância da atividade física e à violência, entre outros. Ela destaca, dentre estratégias implementadas a partir do protocolo, a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa, que classifica usuários em termos de idade, autopercepção da saúde, limitação física e incapacidades.

“Até então tínhamos quantitativos de idosos, pelos levantamentos de território, mas não tínhamos uma avaliação implementada na atenção primária”, aponta a gestora.

Eliny explica que a avaliação multidimensional é feita por profissional da APS e o resultado é incluído nos sistemas de informação da saúde em escores de 0 a 10, referindo seu nível de dependência de cuidados de terceiros, supervisionados ou não. “Isso contribui para que a equipe de saúde defina um cuidado direcionado e qualificado para aquele idoso”.

Em 2018, quando foi implementado o recurso, foram realizadas 101 avaliações de usuários idosos. Ao longo desses anos, o número de aplicações vem crescendo, chegando a 7.498, em 2019; 10.112, em 2020; 27.460, em 2021; e 50.969, no ano passado.

Processo contínuo

A representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) no Amazonas, Caroline Rodrigues, disse que a revisão do protocolo possibilita o alinhamento de condutas em toda a atenção básica, permitindo dar maior enfoque ao aspecto da prevenção.

“Precisamos estar alinhados com profissionais de saúde, em equipes multidisciplinares, para apoiar a população para que a pessoa idosa tenha um envelhecimento mais ativo. Esse é o objetivo: aumentar o tempo de vida ativo, de qualidade, inserido na sociedade”.

A representante da SBGG assinalou a importância da atualização constante do protocolo, que traz uma visão global e multidisciplinar, pontuando ainda a necessidade de capacitar os profissionais de saúde, estimular tanto profissionais quanto a sociedade para buscar a prevenção e o cuidado.

“É uma progressão contínua de atualização, estímulo e capacitação. Nenhuma pessoa idosa é igual, e o protocolo vem indicar quem precisa de maior atenção, para que possamos dar enfoque na atenção e na prevenção, com incentivo à atividade física, estímulo social e a novos aprendizados”, enfatizou.

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Mesa-redonda discute alimentação saudável infantil nas unidades de ensino da prefeitura

Redação Am

Prefeitura de Manaus prorroga consulta pública de edital do Carnaval 2023

Redação Am

Prefeitura de Manaus inicia trabalho emergencial de contenção de trecho erodido na avenida Torquato Tapajós

Redação Am