Portal Uno Midias
Amazonas

Aluna da rede estadual de ensino representa o Amazonas em lançamento de programa do MEC

Durante a participação, Manuela Herculano, da EETI Petrônio Portella, enalteceu as políticas públicas educacionais do estado

A rede estadual de ensino do Amazonas esteve representada, na solenidade de lançamento da estratégia nacional do programa “Escolas Conectadas”, do Ministério da Educação. Durante o evento, a aluna Manuela Herculano, 17 anos, discente da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, zona centro-oeste de Manaus, enfatizou as políticas públicas que promovem ciência, tecnologia  e oportunidades dentro das instituições públicas de ensino do Amazonas. 

“Eu sou fruto da escola pública e são políticas públicas como a criação das Salas Maker, que possibilitaram aos estudantes, como eu, o contato com a ciência e tecnologia”, afirmou a jovem destacando a importância dos laboratórios de robótica – Espaço Maker, do projeto “Fazer para Aprender”, implantados pelo governador Wilson Lima, em 51 escolas da rede pública estadual. 

Ainda durante o discurso, a aluna agradeceu ao governador Wilson Lima e a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, que estavam presentes na solenidade, que aconteceu na terça-feria (26/09), em Brasília, por estimularem e investirem em ciência e tecnologia no ambiente escolar.

“Tenho certeza que o ‘Escolas Conectadas’ dará melhores condições de ensino. São muitos lugares que precisam de internet e recursos na área da tecnologia”, comentou a estudante destacando a atuação da secretária nacional de educação básica, do MEC, Kátia Schweickardt, conhecedora da realidade amazônica. 

Como exemplo das iniciativas que disseminam ciência e tecnologia, a aluna amazonense também citou o projeto “Robótica Sustentável”, do qual a discente participa, na EETI Senador Petrônio Portella. 

“A fala da Manuela nos emocionou, muito orgulho dela, da professora Tatiane e dos nossos profissionais da educação. Quero agradecer o governador Wilson Lima pelo apoio e pelo projeto de educação que tem sido desenvolvido no Amazonas e, principalmente, parabenizar a todos os professores e profissionais da nossa rede. Com esse trabalho, nesse nível, estamos muito bem representados”, destacou a secretária de Educação, Kuka Chaves.

A solenidade culminou com a assinatura do plano nacional, por parte do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. O planejamento firmado prevê investimentos totais de R$8,7 bilhões para universalização da conectividade na educação básica de todo o país até 2026.


Sobre o  projeto

Realizado como matéria eletiva do Novo Ensino Médio (NEM), o “Robótica Sustentável” da EETI Senador Petrônio Portella, proporciona que os alunos produzam, por meio de impressora 3D, protótipos e objetos a partir de materiais reciclados. A professora-orientadora do projeto, Tatiane Figueiredo, também esteve na solenidade do MEC e falou sobre o sentimento.

“A tecnologia na educação encurtou distâncias, eliminou barreiras e tem o potencial de globalizar o conhecimento. Utilizá-la no dia a dia escolar, para tornar o ensino mais dinâmico, é uma garantia de sucesso”, compartilhou a professora. 

Atualmente, o Brasil tem cerca de 138,3 mil escolas básicas de ensino, sendo que 8 mil estão desconectadas e outras 119 mil contam com internet em velocidade insuficiente para uso pedagógico, conforme os dados nacionais.

FOTOS: Diego Peres/Secom | Ricardo Stuckert/Presidência

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas busca entendimento para evitar despejo de 30 mil pessoas que moram em terrenos da Suframa

João Alves

Governador Wilson Lima inaugura feira da ADS em Boa Vista do Ramos

Redação Am

“Zona Franca de Portas Abertas”: Amazonastur visita fábrica de condicionadores de ar em ação do projeto

Redação Am