A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta quarta-feira, 16/8, um curso de qualificação para 20 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que atuam nos Distritos de Saúde (Disas) Oeste e Rural, sobre os insumos utilizados nas lesões diabéticas. O objetivo do curso foi qualificar os servidores que atuam nas unidades de referência aos usuários.
A gerente de Condições Crônicas da Semsa, Lílian Zacarias, informa que o curso também será ofertado para as equipes dos Disas Norte, Sul e Leste nos dias 17, 22 e 23/8, respectivamente. A gerente assinala que a qualificação é importante porque as lesões diabéticas, quando acometem os pés dos pacientes, representam perda de sensibilidade e diminuição da circulação sanguínea, o que exige das equipes um cuidado redobrado no acompanhamento desses usuários.
“O preparo da equipe é fundamental para orientar os pacientes diabéticos quanto à prevenção das lesões no pé e também para conduzir os casos em que a lesão já está instalada, para que todos os cuidados sejam tomados, a fim de evitar aquelas situações extremas, que podem representar a amputação do pé”, assinala Lílian Zacarias.
As lesões diabéticas são ocasionadas pelas altas taxas de glicose que podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em alguns casos, o diabetes pode se agravar e levar a pessoa à morte. Atualmente, 17 unidades de saúde ofertam o atendimento a usuários com esta condição.
Fotos – Divulgação/Semsa