Portal Uno Midias
Cidade

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura realizaram mais de 7,8 mil procedimentos em 15 dias

Em 15 dias de funcionamento, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, já somam mais de 7,8 mil procedimentos realizados, entre eles exames de ultrassom diversos, mamografias, consultas médicas e de enfermagem e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As estruturas móveis coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciaram o atendimento à população feminina das zonas Norte, Leste e Oeste, nos dias 25 e 26/7.

Ao todo, as unidades itinerantes realizaram 7.824 procedimentos até a segunda-feira, 14/8. Nesse total se incluem, entre outros, 2.398 exames de ultrassom, dentre eles 306 de mama e 105 obstétricos; 919 coletas de preventivo do câncer de colo de útero; 715 mamografias; 1.671 consultas médicas; e 1.052 consultas de enfermagem. Foram ainda dispensados medicamentos de 479 receitas médicas.

A titular da Semsa Manaus, Shádia Fraxe, ressaltou o impacto positivo na prevenção e promoção da saúde de mulheres moradoras nas zonas atendidas pelo serviço móvel, principalmente aquelas que vivem em áreas mais carentes de serviços da atenção básica.

“Cada um desses exames e atendimentos prestados é um passo para a mulher no sentido de ter uma vida com mais saúde e bem-estar, e de prevenir ou tratar em tempo oportuno doenças como o câncer de colo de útero e o câncer de mama, que têm grande chance de cura quando identificados na fase inicial”, disse a secretária.

Conforme Shádia, as estruturas móveis ofertam atendimento exclusivo ao público feminino, em diferentes lugares em suas respectivas zonas geográficas de atuação, permanecendo em torno de 15 dias em cada local. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

“As estruturas contam com equipamentos para exames de ultrassom e raio-X, farmácia, além de equipes com médicos, enfermeiro, técnicos e assistentes administrativos, para dar à mulher acesso aos principais serviços da atenção básica em um só lugar”, pontua.

Unidades

Primeira das três Unidades Móveis de Saúde da Mulher a entrar em funcionamento, no dia 25/7, a estrutura da zona Norte somou 2.736 procedimentos em 15 dias, sendo 858 exames diversos de ultrassom, 281 mamografias, 602 consultas médicas e 370 de enfermagem. A unidade está posicionada atualmente na área externa do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus.

A unidade da zona Leste iniciou os atendimentos no dia 26/7 e, até a última segunda-feira, realizou 2.599 procedimentos, dentre eles 249 exames de raio-X da mama e 856 ultrassonografias. A estrutura, que hoje se encontra no shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, nº 4.605, bairro São José, ofertou ainda 568 consultas médicas e outras 386 de enfermagem.

Posicionada atualmente na rua Praia de Itaíba, s/nº, no bairro Tarumã, a estrutura que atende a zona Oeste foi inaugurada também em 26/7 e registrou 2.490 procedimentos realizados em 15 dias. O total inclui 685 exames de ultrassom, 185 mamografias e 797 consultas, das quais 501 com clínico geral e 296 de enfermagem. Foram ainda coletados 289 exames preventivos do câncer de colo de útero.

Atenção básica

Com capacidade para realizar até 17 mil procedimentos por mês, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa visam facilitar o acesso da população feminina a ações de saúde na zona urbana de Manaus, em especial nas áreas de vazios assistenciais. O serviço ainda contribui para elevar a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) na capital.

As estruturas móveis reforçam as ações da rede municipal de saúde na prevenção e rastreio de casos de câncer de mama e do colo do útero, além do acompanhamento pré-natal de mulheres moradoras das zonas atendidas pelo serviço. 

Fotos – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura orienta mototaxistas sobre o programa ‘Kit Pneus’

Redação Am

Prefeitura continua ações de revitalização de faixas de pedestres

Redação Am

David Almeida e Marcos Rotta dão início a mutirão de infraestrutura e limpeza na comunidade São João, na zona Norte

Redação Am