Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura publica o livro ‘Manaus e seus cemitérios, histórias de vidas e legados’

Uma noite de autógrafos marcou o lançamento da mais recente obra da historiadora Etelvina Garcia, “Manaus e seus cemitérios – Histórias de Vidas e Legados”, na quinta-feira, 10/8, às 19h, no Palácio Rio Negro, na avenida 7 de setembro, Centro. A publicação tem o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e seu Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, afirmou que a obra é um marco para a história de Manaus e sua população. “Mostra o respeito e compromisso da gestão do prefeito David Almeida com nossa história e ancestralidade; com as famílias que aqui construíram suas histórias e a desta cidade plural”, afirmou Cardoso.

A autora Etelvina Garcia está na sua 26ª obra e, durante a apresentação ao público formado por escritores, pesquisadores e estudantes, contou da concepção da pesquisa ao desafio de relatar a história da cidade de Manaus a partir de seus cemitérios e os legados das pessoas que descansam nos campos-santos. “Os donos desta terra são os nossos antepassados indígenas, em especial o povo Tarumã, que sofreu a invasão dos europeus aqui a partir de 1657”, destacou a autora. “Também relatamos os episódios dos períodos das epidemias e pandemias, com grandes demonstrações de humanidade de algumas personalidades que estão no livro”, revelou.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, preservar a memória de uma cidade é salvar do esquecimento as contribuições dos homens e mulheres que ajudaram, com seus fazeres e ações, a construir o espaço público e a história de um lugar. “É isso que o livro da professora Etelvina Garcia representa. Resgata do silêncio do passado as lembranças e as histórias de vida dos habitantes de Manaus, a partir dos cemitérios que acolhem os que cumpriram suas jornadas de vida. ‘Os cemitérios de Manaus’ é uma obra fundamental para uma melhor compreensão de nossas experiências culturais”, enfatizou.

Presente ao lançamento, o renomado pesquisador e infectologista Marcus Barros leu, avidamente, o livro de sua professora, autora da obra. “Antes de tudo, a emoção que me toca, porque a Etelvina Garcia foi minha professora de ciências há exatos 65 anos. Então, durante todo esse período, tenho acompanhado a sua produção, que é intensa. Mas me surpreendeu muito essa nova obra, abordando os cemitérios, a história da cidade, nos ensinando o que é Manaus e quem habitou essa cidade”.

Livro 

O livro “Manaus e seus cemitérios – Histórias de Vidas e Legados” é o resultado da pesquisa da historiadora e escritora Etelvina Garcia, que resgata parte significativa da memória da cidade, a partir dos campos-santos. 

Segundo o diretor cultural do Concultura, Carlos Guedelha, trata-se de um livro bem documentado, ilustrado com fotografias e rico em detalhes, cujo texto é um convite à leitura, pela fluidez da linguagem aliada ao domínio da palavra escrita, em um denodado esforço de pesquisa por parte da autora.  “O livro conta histórias de vidas e legados, tendo a memória como fio condutor, e os cemitérios de Manaus como espaços sublimes, reservados à preservação da memória e da história, testemunhando o nascimento da cidade”, descreveu.

De acordo com Guedelha, a partir do apoio à publicação da obra, a Prefeitura de Manaus assume o compromisso de estimular a produção escrita, como forma de estimular a preservação da história e da memória de Manaus, contribuindo para a valorização da identidade”, afirma Guedelha.

Da primeira tiragem, as obras serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas escolas, e na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, na praça do Congresso, Centro.

Fotos – Clóvis Miranda/Semcom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Unidades de saúde da Prefeitura de Manaus emitem declaração para crianças com cartão de vacina atualizado

Redação Am

Novas conselheiras municipais dos Direitos da Mulher em Manaus tomam posse

Redação Am

Prefeitura de Manaus alerta para interdição de trecho da Eduardo Ribeiro devido à Missa de Corpus Christi

Redação Am