A gestão David Almeida tem buscado a excelência na educação municipal, com isso, em preparação para as avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira, 10/8, o 7° Simulado do Pró-Saeb com cerca de 34.200 estudantes, dos 5° e 9° anos, de 310 escolas municipais, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesta edição, participaram 21.558 estudantes do 5° ano em 760 turmas, além de 12.658 alunos do 9° ano em 381 turmas.
A iniciativa é executada, por meio do programa “Educa Mais Manaus”. E a aplicação dos simulados é uma das cinco etapas dessa ação pedagógica, que tem o intuito de preparar os estudantes para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Manaus. Foram 52 itens, sendo 26 de língua portuguesa e 26 de matemática.
A ação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, que visa verificar os avanços dos estudantes, bem como observar o processo de ensino-aprendizagem nos respectivos componentes curriculares. E a atual gestão da Prefeitura de Manaus tem trabalhado de modo intenso para potencializar a educação, conforme explica a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.
“A gestão do nosso prefeito David tem valorizado a educação municipal e, sobretudo, nossos estudantes. Nossos simulados são essenciais para verificar o nível de aprendizado dos nossos estudantes. O programa Educa Mais tem sido o ponto crucial e estratégico para avançarmos cada vez mais em nosso Ideb”, declarou.
Aplicação
Na escola municipal Áureo Nonato, localizada no bairro Cidade de Deus, zona Norte, o “Educa Mais” tem alavancado o aprendizado dos estudantes, conforme detalha o gestor da unidade de ensino, Francinaldo Ferreira.
“Com a implementação do Educa Mais, veio a melhorar muito nossas aulas. O 6° tempo condicionou a trabalhar melhor na sala de aula. Observamos a melhoria a cada dia que passa”, compartilha o gestor.
A estudante Maria Eduarda da Cunha Lima, 11 anos, afirmou que tem sido muito positiva a execução do programa em sua escola.
“O Educa Mais tem ajudado muito nas minhas dificuldades, principalmente, nas aulas de português e na interpretação de textos. Agora consigo ler melhor as palavras mais difíceis”, esclareceu.
Fotos – Matheus Perdiz / Semed