Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e Embrapa realizam o 1º Workshop da Cadeia Produtiva da Piscicultura

O Workshop visa a troca de conhecimentos entre piscicultores, pesquisadores e agroindústrias do ramo

Piscicultura foi o tema abordado, nesta quinta-feira (13/07), durante Workshop das Cadeias Produtivas Prioritárias no Amazonas, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e participação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AM).

O evento aconteceu no auditório da Embrapa Amazônia Ocidental, situado na Rodovia Am-010, quilômetro 29, onde aconteceram  trocas de experiências entre pesquisadores, cooperativas de pescado, piscicultores, empresas do ramo, agroindústrias e frigoríficos, como a Empresa 3 Rios e Bio Pescado, com sedes em Iranduba e Manacapuru, que possuem capacidade de produção de 100 toneladas dia, e já enviam pescado para outros estados do Brasil e para outros países como Estados Unidos e Peru.

“Nosso peixe é um sucesso e temos um potencial enorme nessa cadeia, de trabalhar e expandir muito mais o peixe amazônico. E essa reunião aqui é muito importante para gente se conhecer e se unir, conseguindo reduzir custos para expandir ainda mais o nosso mercado e chegar mais competitivo lá fora”, destacou Bruno Campos, diretor comercial da 3 Rios e Bio Pescado

Na parte da tarde, aconteceram as dinâmicas para a promoção de cadeia de valor da piscicultura e uma degustação especial com pratos típicos regionais utilizando o pescado, preparada pelos chefs de cozinha, disponibilizados pela Abrasel/AM.

“Essa possibilidade de estarmos juntos, no meio ambiente, e podermos trocar informações, experiências, é muito rica para todo o setor, para todos os elos da cadeia. E especialmente para nós que adquirimos os peixes, tendo a oportunidade de conhecer o processo produtivo, as dificuldades que eles passam, aprendemos como é feita essa criação de peixe até chegar na comercialização”, falou Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel/AM.

O secretário-executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, reconhece o olhar diferenciado do atual governo à piscicultura.

“A gente precisa agradecer mais uma vez o governador Wilson Lima, o secretário da Sepror, Petrucio; pelo apoio que têm dado à Sepa, aos piscicultores, aos pescadores, pois quem ganha com isso é o produtor, e o consumidor, que come o peixe mais gostoso da região”, disse Cohen.

Na sexta (14/07), o evento continuará na Fazenda Cantinho do Céu, na Rodovia AM-010 Km 86, rua do Areal. No dia, a Embrapa proporcionará aos participantes do evento, uma visita técnica à fazenda, com o objetivo de apresentar aos empreendedores rurais novas tecnologias e sistemas de produção inovadoras.

Fotos: Thiago Aguila/Sepror

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Etnoeducação: FEI participa de Encontro Político Etnoeducacional Indígena de Coari

Redação Am

Filtros do Festival Folclórico de Parintins nas redes sociais já alcançaram mais de 25 mil pessoas

Redação Am

Insetos amazônicos e projeto pedagógico para auxiliar inclusão de estudantes são levados na ação ‘Fapeam na Feira’

Redação Am