Portal Uno Midias
Cidade

Prefeito vistoria obras de UBS ‘mini-hospital’ na zona Norte

O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou nesta quarta-feira, 7/6, o avanço das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBSs), localizada na avenida Abraham Benzion, no bairro Águas Claras, zona Norte. A unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), será do tipo 4, como um “mini-hospital”, com capacidade para atender mais de mil pessoas por dia.

Segundo o prefeito, a unidade compõe o novo modelo de atenção básica de saúde, que tem como princípio o aprimoramento da oferta de serviços de saúde à população

“Eu tenho visitado as obras de construção dessas novas UBSs, e isso vai dar um salto significativo de qualidade na atenção primária da cidade de Manaus. Essa UBS vai se juntar a mais oito nesse mesmo porte, e a nossa meta é entregar todas até o ano que vem. As obras estão em ritmo acelerado, e isso vai fazer com que a gente amplie a cobertura da atenção básica na nossa cidade, melhorando o atendimento à população”, garantiu Almeida.

Com um padrão definido pelo governo federal, as UBSs de porte 4 têm em torno de mil metros quadrados, com dois pavimentos, divididos em ambientes que incluem recepção, sala de espera, Espaço Saúde, salas para acolhimento, preparo, vacinas, coleta, curativos, inalação e espaço para a dispensação de medicamentos com consultório farmacêutico.

As estruturas também contam com oito consultórios médicos e quatro odontológicos, “escovódromo”, espaço multifuncional e para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), administração e gerência.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semsa

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom

RELACIONADOS

Prefeitura realiza formatura dos alunos do Programa Ampliando Horizontes neste primeiro semestre

Redação Am

Prefeitura de Manaus atuará de forma auxiliar em retirada de acampamento no CMA

Redação Am

Prefeitura de Manaus entrega doações às famílias vítimas do deslizamento no Jorge Teixeira

Redação Am