Foram 20 anos de espera e transtorno, mas a infraestrutura chegou com um serviço completo de drenagem profunda, compactação do solo, terraplanagem, drenagem superficial e pavimentação na rua Cruzeiro, no bairro Grande Vitória, zona Leste. A via abriga mais de 100 famílias, que sofriam com as constantes alagações, e recebeu, nesta terça-feira, 23/5, as obras da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
A Seminf implantou mais de 350 metros de drenagem profunda com a construção de três caixas coletoras, que colocaram fim no acúmulo de água na via e nos alagamentos que faziam parte do dia-a-dia dos moradores. O projeto executado contou com uma tecnologia de ponta que dará a vazão necessária ao fluxo das águas pluviais.
Posteriormente, a via recebeu o serviço de terraplanagem e compactação do solo para a chegada do asfalto. “Mobilizamos os nossos servidores e realizamos um serviço completo como determinou o prefeito David Almeida. Aqui iniciamos do zero, um estudo técnico minucioso levantou todas as necessidades e caímos em campo. Implantamos a galeria subterrânea que colocou fim ao pesadelo que essas famílias viviam a cada chuva com os alagamentos”, explicou o o secretário de Obras, Renato Junior.
As equipes da Seminf com o auxílio de rolo compactador, rolo chapa, vibroacabadoras e caçamba, espalharam as 300 toneladas de massa asfáltica nos 500 metros de extensão da rua, executando o recapeamento da via dentro dos padrões de qualidade da prefeitura.
“Seguimos com a implantação da drenagem superficial e finalizamos com o recapeamento asfáltico. O bem estar e a qualidade de vida do nosso povo sempre será uma prioridade dessa gestão que realiza políticas públicas relevantes para mudar de fato a vida das pessoas para melhor”, concluiu Renato Junior.
As equipes da Seminf finalizaram os serviços de infraestrutura com a implantação da drenagem superficial meio-fio e sarjeta que tem a função de encaminhar as águas das chuvas para a caixa coletora e galeria subterrânea, evitando assim que o fluxo de águas avance sobre o passeio público, e consequentemente invada as edificações.
“Foi o meu presente de aniversário ver a rua Cruzeiro assim, toda asfaltada. A nossa rua era feia demais, tinha um buracão. As crianças caiam na lama para irem a aula. Ambulância e carro de aplicativo não entravam aqui, agora até a polícia vai poder fazer o trabalho dela, graças ao prefeito David Almeida que olhou por nós e fez esse trabalho maravilhoso”, agradeceu a moradora da rua Cruzeiro, Tayane Silva.
Texto – Valesca Martins / Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf