Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga mapa com as áreas de riscos de desastres no estado

O mapeamento permite identificar áreas com maior probabilidade de sofrerem danos e prejuízos em caso de desastres

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, disponibilizou mapa para a consulta de áreas de risco identificadas em todo o estado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). O mapa está disponível no site da Defesa Civil (defesacivil.am.gov.br), incluindo tutorial e vídeo demonstrativo sobre a utilização do programa.

A Defesa Civil do Amazonas atua no monitoramento constante junto às instituições nacionais e internacionais, que emitem informativos, boletins e avisos das condições climáticas, hidrológicas e geológicas da região amazônica, com o objetivo de identificar eventuais riscos de desastres naturais e adotar ações de gestão de riscos (prevenção, preparação e mitigação).

Para realizar o mapeamento de áreas de risco é necessário coletar informações sobre a topografia, geologia, hidrologia e clima da região. Além disso, é preciso levar em conta a ocupação do solo e a presença de infraestrutura, como estradas, pontes e edificações. A partir dessas informações, são elaborados mapas que indicam as áreas que apresentam maior potencial de risco para desastres.

É recomendável que a população busque informações sobre as medidas de segurança e prevenção, bem como sobre as instituições e órgãos que atuam na gestão de riscos em sua região, a fim de se prepararem para eventuais emergências.

No site da Defesa Civil também é possível acessar o menu CEMOA, onde há orientações sobre como agir antes, durante e depois de diferentes tipos de desastres.

Além disso, é importante manter-se informado sobre as condições do tempo e os riscos associados à região em que se encontra. As medidas de prevenção e segurança podem ajudar a reduzir os impactos de desastres naturais, e preservar a vida e o patrimônio da população.

FOTOS: Divulgação/Defesa Civil do Amazonas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Inscrições para editais de auxílio ao setor cultural se encerram no início de julho

Redação Am

Festividades dos 148 anos de Itacoatiara contam com espaço exclusivo para PcDs

Redação Am

Governo e Prefeitura vão renovar parceria para manutenção dos parques e praças do Prosamin+

Redação Am