Portal Uno Midias
Amazonas

Regularização de prestadores de serviços turísticos cresce 63% no Amazonas

Dados da Amazonastur mostram o aumento de empreendimentos turísticos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo  

A regularização de prestadores de serviços turísticos cresceu 63,75% no Amazonas em 2022 se comparado a 2018. Somente nos três primeiros meses de 2023, o aumento foi de 13,85% em relação a dezembro de 2022. Os dados da Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur) evidenciam o aumento da atividade formal de empreendedores do setor, no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur).  

Em quatro anos, o número de prestadores regularizados no Cadastur saltou de 1.142 em 2018 para 1.870 (+63,75%) em dezembro de 2022.  Até março deste ano o quantitativo aumentou para 2.129 ou 13,85%, quando comparado com dezembro do ano anterior. 

Em virtude dos excelentes resultados, a Amazonastur foi escolhida pelo MTur como caso de sucesso no avanço da cobertura no Cadastur no país e passou a integrar o Comitê Consultivo do Cadastur (CCCad).

“Queremos avançar mais, tudo isso é reflexo do trabalho intenso do Governo do Amazonas na orientação, sensibilização e fiscalização, que conscientiza o prestador de serviço turístico da importância de se legalizar”, comentou o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.

De acordo com a chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Maués, os principais aumentos aconteceram nos segmentos de restaurantes e similares (736%), acampamentos turísticos (700%) e prestadores especializados em segmentos turísticos (304%). Os dados têm referência ao período 2018-2022.

“Este aumento é significativo e ocorre pela sensibilização realizada semanalmente através de ações integradas em portos, marinas e em  empreendimentos  de todas as atividades reconhecidas pelo Ministério do Turismo. Somente neste ano já fizemos 41 ações com esse objetivo”, infomrou a chefe de departamento. 

Formalização

A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos por meio do cadastramento e sensibilização do exercício legal dos serviços turísticos.

O órgão trabalha, em diversas frentes, promovendo a formalização da atividade turística, incentivando empresas a se regularizarem e entrarem para o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), ferramenta gratuita que conecta o visitante a estabelecimentos legais.

O sistema do Cadastur reúne um banco de dados com empresas de diversos ramos que atuam no turismo no Amazonas e em todo o Brasil. O turista, ao decidir o destino para onde quer viajar, pode procurar no site do Cadastur uma lista completa dos estabelecimentos. Ao acessar o site (https://cadastur.turismo.gov.br) e clicar no Estado do Amazonas, por exemplo, o visitante tem acesso ao endereço, CNPJ, contato telefônico e outras informações do estabelecimento escolhido. 

FOTOS: Tácio Melo/Amazonastur; Janailton Falcão/Amazonastur
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur): Geizyara Brandão (92 98237-0415) e Gisele Pará (92 99240-7409).

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas sanciona lei que autoriza venda de armas dos órgãos de segurança para policiais do estado

Redação

Painel do Amazonas registra 5.428.727 doses de vacina contra Covid-19 aplicadas até esta quinta-feira (30/12)

Redação Am

Seca coloca 34 cidades em alerta no Amazonas; municípios decretam emergência

João Alves