Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Startup +CX dá dicas de Customer Experience para empresas

Atendimento ao cliente é o processo de interação entre empresas e seus consumidores, com o objetivo de fornecer informações, suporte e solucionar quaisquer problemas que possam surgir com eles. Nessa interação, também pode acontecer a coleta de feedback dos clientes sobre os produtos e serviços, e o próprio atendimento em si, para que a empresa possa avaliar todo o processo de contato com o consumidor.

Para exemplificar o impacto da interação do cliente com a empresa, de acordo com uma pesquisa da Redweb, 73% das marcas que entregam experiência ao cliente, faturam 44% mais do que os concorrentes. Em contrapartida, segundo a pesquisa divulgada pelo portal Mercado & Consumo, apenas 11% dos brasileiros estão satisfeitos com o atendimento.

Para Matheus Durães, CEO e fundador da Startup +CX, empresa especializada na assistência a organizações no desenvolvimento, implementação e manutenção do Customer Experience, atender bem é essencial para qualquer empresa. Os clientes satisfeitos podem se fidelizar e recomendar os produtos ou serviços a outras pessoas. “Vejo as empresas investindo muito em aquisição de novos clientes, mas deixando o atendimento de lado. A aquisição é um elemento importante, mas não podemos esquecer a experiência do cliente, principalmente quando ele tem um problema com a marca”, pontua Matheus.

Uma das medidas para fornecer um bom customer experience é garantir que os funcionários estejam bem-treinados, para além de responder às perguntas dos clientes e fornecer soluções rápidas para os problemas que eles possam ter, também tenham empatia e busquem ter um contato mais humanizado. “É essencial criar uma conexão com quem está do outro lado da linha. Perguntar como está a sua família e desejar felicidades em datas festivas são exemplos básicos que deixam o processo mais próximo ao cliente”, conta o CEO.

Atenção ao colaborador de atendimento

Para Matheus, todo o fluxo de atendimento, desde o treinamento dos funcionários até o efetivo trato com o cliente, só funciona se os agentes de teleatendimento forem valorizados e com papel de destaque na corporação. “É necessário oferecer um programa de desenvolvimento pessoal e profissional para os colaboradores, além de atividades que visam proporcionar bem-estar durante a jornada de trabalho, que devem ser intercaladas com outras mais estratégicas e de planejamento”, relata Matheus. 

O CEO da +CX conclui que o feedback que os clientes oferecem deve reverberar em todas as áreas internas da empresa: “Por isso, a qualidade, o acompanhamento dos processos e treinamentos devem ser contínuos e muito bem-estruturados”.

Quando uma empresa não atende bem os seus clientes, isso pode impactar até mesmo na divulgação negativa da marca. De acordo com matéria publicada pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios, é crescente o aumento de clientes insatisfeitos com o atendimento das empresas. Com isso, as organizações estão buscando formas de estruturar seus processos de atendimento e usar estratégias, como a adoção de NPS (Net Promoter Score), métrica que indica a lealdade do cliente. Ainda, segundo a publicação citada, ter hoje um bom NPS, principal pesquisa que avalia a experiência do cliente com determinada empresa, é essencial.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

A Epiq se expande para Brasil / América Latina e fornece soluções tecnológicas, eDiscovery e suporte à investigação, disputas, arbitragens e litígios

DINO

Naser Taher, fundador e presidente do MultiBank Group, foi homenageado como um dos 100 Líderes Mais Inspiradores de 2024 da Arabian Business

DINO

Intelsat assina acordo de mídia híbrida para distribuição de conteúdo da Hearst Networks EMEA

DINO