Portal Uno Midias
Amazonas

Teatro da Instalação recebe ‘Simpósio Musical’ com alunos cegos da Biblioteca Braille do Amazonas, nesta quarta-feira (05/04)

“A Secretaria de Cultura democratiza a arte em eventos como esse, que trazem reconhecimento aos alunos cegos e proporcionam socialização”, diz Gilson Mauro, gerente da Biblioteca Braille. O espetáculo “Simpósio Musical” comemora 15 anos de existência da Biblioteca  Braille do Amazonas e conta com apresentação instrumental dos alunos da instituição, nesta quarta-feira (05/01), às 9h, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, Centro. A entrada é gratuita, mas incentiva doações de leite em pó, que serão destinadas ao abrigo Moacyr Alves.   

O evento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, também faz alusão ao Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado no dia 8 de abril, e ao mês de conscientização e prevenção, combate e reabilitação às diversas cegueiras.

O secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que acessibilidade e inclusão são um dos pilares da gestão para os eventos e espaços histórico-culturais. 

“Temos o compromisso de valorizar a arte produzida por Pessoas com Deficiência, pois são essenciais para compor uma cultura bonita e democrática. Valorizamos a acessibilidade, seja no Teatro Amazonas, no Teatro da Instalação ou em qualquer outro espaço, sempre temos profissionais empenhados em transmitir os espetáculos, a música, dança, da forma mais acessível e igualitária possível”, comenta Marcos Apolo. 

De acordo com Gilson Mauro, gerente da Biblioteca Braille, os incentivos do Governo tornam a cultura inclusiva. 

“Os investimentos conseguem incluir as pessoas com deficiência, pois há locais adequados, instrumentos musicais e profissionais para ensinar. Muitos músicos cegos foram formados no Liceu Cláudio Santoro e a Secretaria de Cultura ainda abre esses espaços culturais para realizar eventos como esse, que traz representatividade e socialização para todos”, informa Gilson Mauro. 

15 anos da Biblioteca Braille do Amazonas

Além de eventos com políticas afirmativas para as pessoas deficientes, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa administra a Biblioteca Braille do Amazonas, instalada no Bloco C do Centro de Convenções, Sambódromo. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e conta com um acervo de mais 50 mil itens, sendo 190 filmes com audiodescrição, 5.726 audiolivros, 1.089 livros em braille e 46 mil volumes de acervo digitalizado. Além disso, a Biblioteca disponibiliza equipamentos de leitura e escrita para os usuários.

A Biblioteca completa 15 anos, nesta terça-feira (04/04), com uma história de inclusão e tecnologia, que atende diversos alunos cegos e proporciona atividades extracurriculares como música e aulas de instrumentos.

De acordo com o gerente da Biblioteca, Gilson Mauro, a biblioteca atende mais de 150 pessoas mensalmente e tem objetivo de incluir e facilitar o ensino de pessoas deficientes. 

“Temos um acervo repleto de obras, que facilitam o ensino de pessoas cegas. A Biblioteca não é o único lugar a fazer transcrição de livros em braille, mas aqui nós trabalhamos com todo tipo de literatura, não somente livros didáticos, transcrevemos documentos, cardápios e as aulas de instrumentos para os alunos acontecem aqui na biblioteca, com auxílio dos professores do Liceu Claudio Santoro”, afirma o gerente.

Mais informações sobre a Biblioteca Braille do Amazonas podem ser encontradas no Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).

FOTOS: Arquivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Praça do Consumidor no bairro Morro da Liberdade realizou 350 atendimentos

Jamil Maciel

Sine Amazonas divulga 65 vagas de emprego em diversas áreas para esta quarta-feira (1º/03)

Redação Am

Mulheres representam mais da metade das pessoas atendidas pela Defensoria do AM

Redação Am